Londrina

Família Boca Aberta é denunciada

Em Londrina, o Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia por concussão (atitude de quem utiliza cargo público para exigir vantagem indevida) contra o ex-deputado estadual na legislatura 2019/2022, Matheus Vinícius Riberio Petriv, mais conhecido como Boca Aberta Júnior, por possível prática do crime de “rachadinha”. A denúncia ainda envolve os pais Mara de Fátima Ribeiro e Emerson Miguel Petriv e foi recebida pela Justiça. A ação foi oferecida por meio do Núcleo de Londrina do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria).

            Conforme apurou o MPPR, durante o seu mandato na Assembleia Legislativa, o deputado teria exigido dos assessores Adilson de Souza e Marcio Aurélio, sob pena de demissão, o repasse de parte de seus vencimentos, por meio de entrega em dinheiro e pagamento de despesas do gabinete parlamentar.

            O dinheiro teria sido usado para financiar a confecção de camisetas promocionais para a família de políticos, para o pagamento de IPTU da residência particular da família em Londrina e aquisição de itens básicos de consumo, tais como cestas básicas e caixas de leite, que posteriormente eram distribuídas para eleitores e particulares. Nas supostas ações criminosas, Boca Aberta Júnior contou com a participação dos pais, ex-deputado federal entre os anos de 2019 a 2021, sendo cassado posteriormente.

            A ação corre na Justiça e recebeu o processo de Nº 0026609-54.2023.8.16.0014.

            Ainda no último domingo, dia 21 de maio, a Polícia Militar de Londrina apreendeu uma arma de fogo dentro do ônibus do ex-deputado federal Boca Aberta, numa disputa de futebol amador no distrito rural de Irerê. Ele foi conduzido para a Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Segundo o registro da ocorrência, a Polícia Militar foi acionada porque haveria uma pessoa armada no evento, próximo ao ônibus do ex-deputado. As pessoas foram revistadas foi encontrado, dentro do coletivo, um revolver Taurus com a numeração raspada.

            Questionado no local, Boca Aberta não soube esclarecer a procedência da arma irregular e acabou sendo levado para o plantão da Polícia Civil. O ex-deputado divulgou vídeo nas redes sociais, em frente ao plantão da Polícia Civil. Ele disse que utilizou o ônibus para trabalhos sociais, levando um time dos Cinco Conjuntos para disputar um campeonato de futebol em Irerê. “Infelizmente não temos controle sobre as pessoas. Um infeliz, excomungado, ordinário, deixou a arma dentro do busão e estragou o passeio de final de semana”, disse o ex-deputado.

            Além disso, Boca Aberta segue com uma denúncia, que se encontra na Polícia Federal de Londrina, a respeito de uma suposta candidatura a Senador, nas eleições de 2022. Ele teria divulgado sua candidatura a senador, por um partido que não tinha candidatos no Paraná. O material de campanha servia para ludibriar o eleitor, dando a falsa impressão de que seria candidato. Seu filho, Boca Aberta Júnior não se elegeu deputado estadual, sua esposa, Márcia Boca Aberta também não se elegeu deputada federal. Boca Aberta pai segue inelegível por conta de sua cassação quando foi deputado federal.

Emerson Miguel Petriv (Boca Aberta), Mara Boca Aberta e Matheus Vinícius Riberio Petriv, mais conhecido como Boca Aberta Júnior, foram denunciados pelo MP. Juiz aceitou a denúncia.