Bela Vista do Paraíso

Bela Vista resgata a autêntica música sertaneja

Foi realizado entre os dias 17 a 19 de outubro, em Bela Vista do Paraíso, o Festival Causo & Viola. O evento contou com o apoio da Copel, produção da Editio, parceria com a Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso e incentivo do Profice – Paraná Incentivando a Cultura, do Governo do Estado do Paraná, através da Secretária de Comunicação Social e Cultura.

O festival tinha como objetivo valorizar a cultura raiz sertaneja, através de shows, causos, palestras e oficinas. O evento fez parte da programação de aniversário de 72 anos de emancipação política de Bela Vista, que, de imediato acolheu a parceria e foi fundamental na execução do projeto. As oficinas de viola caipira, ministrada pelo Maestro Edson Murari Lima e a de Canto Caipira, com a Profa. Juliana Satiko e as contações de causos, com Paulo Freire, aconteceram nas escolas públicas.

Uma palestra, sobre o ícone da música sertaneja, Inezita Barroso, foi ministrada pelo violeiro Paulo Freire, na Câmara Municipal. Na sexta, dia 18, aconteceu a primeira eliminatória do festival com a apresentação de 19 músicas inéditas. Dessas, foram escolhidas 10 músicas para a final, no dia 20. O júri foi composto por Cleber Tófoli (Presidente), pelo compositor Alcino Reis, por Preferido, da dupla Preferido e Predileto, o maestro Edson Murari Lima, Francisco Almeida e Juliana Satiko. Participaram duplas da região e de vários locais do Brasil, como interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

As 10 duplas finalistas foram: Thais Regina, Bruno Bazé e Thiago Randolfi (Londrina), Adriano Reis e Cuiabá (Mirassol), Célio e Leandro (Jaú), Bruno e Carina (Capão Bonito), Paulo Souza e Andressa (Eloi Mendes – MG), Jessy, Jhonatan e Gabriel (Florestópolis), Duo Jean e Cauê (Maringá), Nando e Adriano (Jaú), Denny e Soberano (Pinhais) e Os Vargas (Novo Hamburgo).

O Prefeito Edson Vieira Brene compareceu todos os dias do evento e destacou o alto nível dos competidores. “São músicos da melhor qualidade e músicas da verdadeira raiz sertaneja. Bela Vista se sente honrada em receber esses talentos. É preciso administrar, arrumar o asfalto, cuidar da saúde, mas também não podemos esquecer da cultura. E estamos procurando fazer tudo isso, mesmo com dificuldades financeiras, vamos tocando o barco”, encerrou.

Nos dois dias do evento, o encerramento ficou por conta de conhecidas duplas, como as Irmãs Barbosa e Zé Mulato e Cassiano. Houve ainda a apresentação da Banda Dona Benta, uma excelente banda show, que colocou a galera para dançar.

Confira os vencedores abaixo. A premiação foi de R$ 10 mil reais, divididos entre os três melhores interpretes:

Prefeito Brene recebe a dupla Zé Mulato e Cassiano, ao lado do empresário Cidão Big Show.
2º colocados: Jessy, Jhonatan e Gabriel, de Floresópolis (PR).
3º colocados: Duo Jean e Cauê, de Maringá (PR).
Corpo de Jurados se prepara para analisar os concorrentes. Entre eles, Cleber Tófoli, Alcino Reis e Preferido. Alto nível dos inscritos mostrou a qualidade do evento.
A equipe da Abase foi a responsável pela Praça de Alimentação.
A segurança ficou a cargo do Grupo Elite.