Bela Vista do Paraíso

O maravilhoso mundo magico dos Contadores de Histórias

A Divisão de Cultura da Prefeitura de Bela Vista do Paraíso recebeu o ECOH – Encontro de Contadores de História, que levou atividades culturais gratuitas para professores e bibliotecários, além de proporcionar apresentações em escolas municipais e na praça da cidade.

O projeto permaneceu na cidade nos dias 27, 28 e 29 de junho e levou o maravilhoso e fantasioso mundo da contação de histórias para centenas de alunos da Rede Municipal de Ensino. Bela Vista do Paraíso foi a terceira cidade contemplada pelo projeto de circulação de histórias pelo norte do Paraná. É fruto da experiência acumulada nos mais de 8 anos de encontro, que teve início em Londrina. A visita foi possível através de uma parceria entre a Prefeitura de Bela Vista do Paraíso, com apoio da Copel e do Profice – Programa de Fomento e Incentivo à cultura do Governo do Estado do Paraná.

A trupe percorreu todas as escolas do município e, no sábado, dia 29, aconteceu o encerramento, com apresentações das reconhecidas contadoras de histórias, Josiane Geroldi e Edna Aguiar. Elas contaram histórias de arrepiar os cabelos sobre o Saci e gente que jura que viu o tinhoso e até o prendeu numa garrafa. Edna Aguiar, em Nega do Leite – E quem quiser que conte outra… falou de histórias que se relacionam com nossas vivências mais profundas, provando risos e reflexões.

O encontro, ocorrido na Praça da Igreja Matriz, teve ainda oficinas para todas as idades e muitas brincadeiras: bets, elástico, amarelinha, circo e um aconchegante espaço de leitura.

A contadora de história Dani Fioruci ministrou oficinas para professores. A experiente contadora introduziu a temática e abordou temas que inspiram os contadores a se envolver de forma mais profunda com as crianças e as histórias narradas de geração em geração. A Divisão de Cultura do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso acertou mais uma vez e está de parabéns pela iniciativa.

Fotos: Valéria Felix

As professoras da rede municipal de ensino participaram de oficinas ministradas pela experiente contadora Dani Fioruci.
A contação de histórias percorreu todas as escolas do município, apresentando e contando histórias como: Saci, Nega do Leite, entre outras.
Josiane Geroldi e Edna Aguiar realizaram o último encontro em Bela Vista do Paraíso para contação de histórias na praça da Igreja Matriz, levando centenas de crianças ao mundo lúdico, com vicências e muitos sorrisos.
Além da contação de histórias as crianças puderam se divertir com as atividades propostas pelo projeto ECOH.