Codinorp é tema de palestra em Brasília


O Secretário Regional de Educação, Amauri Monge Fernandes foi convidado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para apresentar a experiência que vem sendo desenvolvida pelo Codinorp – Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná. O convite aconteceu durante visita do Presidente do órgão, Carlos Alberto Decatelli, ao norte do Paraná, para conhecer os consórcios da área da educação que atuam no país.

Monge Fernandes falou sobre o tema “Consórcios Públicos: Um caminho para a nova gestão pública da educação”. Na ocasião, ele apresentou o Codinorp, considerado um modelo inédito de gestão educacional e a experiência do consórcio e sua atuação na região que reúne dez municípios: Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Bela Vista do Paraíso, Porecatu e Prado Ferreira. O consórcio iniciou suas atividades no ano passado, sob a presidência do Prefeito de Prado Ferreira, Silvio Damaceno.

O principal objetivo do consórcio é unir esforços para multiplicar resultados. A gestão compartilhada na área da educação foi apresentada no último dia 26 de junho, na sede do FNDE, em Brasília, com a presença de gestores, parlamentares membros da Comissão de Educação na Câmara e no Senado Federal, entre outros colaboradores. Segundo Amauri Monge Fernandes, “o grande desafio é melhorar, de verdade, o nível de aprendizado das nossas crianças. O primeiro passo para a formação do consórcio foi reunir secretários de educação, diretores e demais gestores escolares para fazer um planejamento estratégico, apontando visão, missão e valores do consórcio. Em seguida, foi feito um plano regional buscando aumentar o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na região, que atualmente está em 5,9. Queremos chegar a 8,5, em quatro anos”, afirmou.

Na foto acima estão: Alexandre Buzogany, Assessor do Presidente do FNDE, Amauri Monge Fernandes, Secretário Regional da Educação, Ana Amélia Lemos, ex-senadora, Carlos Alberto Decotelli, Presidente do FNDE, Vitor Borges, Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Deputada Federal Luiza Canziani, o ex-deputado federal Alex Canziani e o Prefeito Silvio Damaceno, de Prado Ferreira, Presidente do Codinorp.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>