Estadual

Policiais paranaenses participam de curso da Rone

Policiais militares do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram nesta terça-feira (05), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, da aula inaugural do III Curso de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone), subunidade do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O curso terá duração de 50 dias.

Além de 33 militares paranaenses, participarão da especialização quatro policiais de Santa Catarina e um do Rio Grande do Sul, que se inscreveram e passaram por um processo seletivo.

“Não podemos viver em equilíbrio com o crime”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, ao abrir o seu discurso durante a aula inaugural, ao mesmo tempo em que aproveitou para enaltecer o trabalho dos policiais da Rone, que se esforçam todos os dias para quebrar o ciclo do crime organizado. “Tende, o andamento da sociedade, a entrar em um estado de homeostase, equilíbrio: polícia patrulhando, infrator cometendo os crimes. Mas nós, policiais militares, não queremos isso. Nesse sentido, a Rone vem para desequilibrar as forças, a favor da justiça, das leis e do Estado do Paraná, através das suas operações arriscadas”, afirmou.

O comandante do Bope, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres, também ressaltou o trabalho arriscado que a Rone desempenha e destacou a união que deve continuar entre as unidades especializadas que compõem a Corporação. “É importante salientar que nós sabemos que o objetivo e a finalidade do patrulhamento de alto risco habitam no espírito do comprometimento, na vontade, na lealdade e na preservação da doutrina dos nossos policiais, mas nosso trabalho não é nem menos e nem mais importante que as demais unidades”, disse o tenente-coronel Barroso. “A essência é a mesma, e todas elas interagem e tomam parte de um mesmo sistema”, acrescentou.

O primeiro dia de atividades do curso também trouxe aos policiais um momento de reflexão. Atuante pela Polícia Militar de Goiás e comandante da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), o tenente-coronel Benito Franco comentou sobre a sua palestra na aula inaugural. “O motivo de cada um de estar aqui precisa estar bem configurado. Nós queremos fazer com que ele (o policial militar) reflita e entenda o que, de fato, veio procurar nessa especialização”, disse o tenente-coronel, que durante a sua fala encorajou os militares estaduais a darem o seu melhor para que a população esteja cada dia mais segura.

Responsável pelo comando da Rone, o capitão Paulo Alexandre Rodrigues garantiu que um dos objetivos do curso é repassar para os demais policiais do Paraná e de outros estados o que a unidade tem de melhor. “A Rone é muito respeitada pela sociedade e, não à toa, conhecida como referência nacional nesse tipo de patrulhamento, e a nossa intenção é difundir a doutrina, trazendo aos participantes aulas e palestras que remetam a nossa rotina”, afirma.

O soldado Carlos de Assis Bengoche Guimarães atravessou Santa Catarina em busca de conhecimento e do aperfeiçoamento de suas habilidades na atividade policial militar. Ele, que há três anos trabalha em Brusque, destaca o trabalho bem visto da Rone em seu estado. “Vim em busca de especialização e, a Rone, em especial, é um grupo bem reconhecido em Santa Catarina, e foi o que me motivou a estar aqui para trocar experiências e aprender com o pessoal do Paraná”.

Participaram da aula inaugural o comandante da PMPR, coronel Péricles de Matos; o subcomandante-geral PM, coronel Antônio Carlos de Morais; o diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o tenente-coronel Gerson Gross. Também estiveram presentes oficiais e praças da PM.

Curitiba, 05 de novembro de 2019. Aula Inaugural do Curso de Rondas Ostencivas de Natureza Especial.
Curitiba, 05 de novembro de 2019. Aula Inaugural do Curso de Rondas Ostencivas de Natureza Especial. Foto: Cel QOPM Pericles de Matos, Comandante-Geral da PMPR.
Curitiba, 05 de novembro de 2019. Aula Inaugural do Curso de Rondas Ostencivas de Natureza Especial.
Curitiba, 05 de novembro de 2019. Aula Inaugural do Curso de Rondas Ostencivas de Natureza Especial.
Curitiba, 05 de novembro de 2019. Aula Inaugural do Curso de Rondas Ostencivas de Natureza Especial.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná.