Jaguapitã

Gerson Marcato busca soluções para Jaguapitã

O comerciante Gerson Marcato tem procurado conhecer soluções que possam resolver problemas existentes no município de Jaguapitã. Considerado pré-candidato às eleições municipais de 2020, Gerson Marcato esteve, no último dia 26 de junho, em Sertanópolis, para conhecer as soluções encontradas pelo município na área da educação. Ele foi recebido pela Secretária Municipal de Ensino, Carina Barco Marcon e pelo Prefeito Tide Balzanelo, que vem sendo considerado um dos melhores gestores na região.

Segundo Gerson, “Jaguapitã não possui nenhuma escola de ensino fundamental I em tempo integral. O município conta apenas com 3 creches, que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade. No ensino fundamental, as duas escolas que existem, a Paulo Freire e a Nilton Guimarães possuem apenas os turnos normais, matutino e vespertino. Para aquelas mães que precisam trabalhar, seria importante ter, pelo menos uma escola em tempo integral”, disse.

Segundo a Secretária de Educação de Sertanópolis, Carina Barco Marcon, “nossa cidade possui quatro escolas municipais. Duas delas funcionam em período integral. A criança chega pela manhã e fica até o final da tarde na escola. No primeiro período oferecemos o ensino regular, em sala de aula. Eles recebem também almoço e toda atenção necessária. No período da tarde, são oferecidas diversas oficinas e atividades, como aulas de GR, karatê, xadrez, oficinas de pintura, teatro, contação de história, passeios e escolinhas de futebol, futsal, vôlei e handebol”, explicou.

O Prefeito Tide elogiou sua equipe de trabalho. Segundo ele, “quando assumimos fomos obrigados a tomar medidas duras de contenção de despesas e aumento de arrecadação, através de uma fiscalização rigorosa. É claro que essas medidas não agradam ninguém, mas eram necessárias. O resultado está aí: Um município próspero, que gera emprego, com boa qualidade de vida em diversos setores. Fomos fazendo aos poucos e agora estamos colhendo os frutos do que plantamos lá atrás”, disse.

Gerson Marcato ficou maravilhado com o que viu. “Veja bem, Jaguapitã arrecada quase igual Sertanópolis. O número de habitantes também é próximo. O que acontece? Uma cidade vai bem e a outra enfrenta dificuldade. Tem índice de pessoal acima da lei, faltam vagas nas creches, tem várias obras paradas. Começaram a construir uma creche e não terminaram. Está parada. A cidade não tem nenhuma escola de ensino fundamental em período integral, uma triste realidade, sendo que Jaguapitã tem uma demanda muito grande de crianças carentes que saem das creches e não tem onde ficar, e isso é uma preocupação minha com o futuro de nossas crianças”, analisou.

Gerson afirmou à nossa redação que, em breve deverá visitar municípios com alto índice de industrialização para conhecer a política adotada no setor. Nesse sentido, pretende visitar os municípios de Ibiporã, Cambé, Rolândia, Sabáudia e Arapongas, considerados os mais industrializados da região. “Vamos solicitar uma cópia da lei de incentivo à industrialização e conhecer os motivos pelos quais esses municípios possuem uma grande quantidade de indústrias. Vamos trabalhar em equipe e implantar em Jaguapitã o que tem de melhor nos outros municípios. Se Deus quiser, vamos conseguir mudar Jaguapitã”, finalizou Gerson.

Escola em tempo integral de Sertanópolis é apresentada à Gerson Marcato pelo prefeito Tide Balzanelo e pela secretária de educação Carina Barco Marcom.
Tide e Gerson Marcato acompanhados da Secretária de Educação Carina Barco Macon, visitam escola, beneficiada com a tecnologia da lousa digital.
Gerson visita escolas que atuam em periodo integral, podendo seguir modelo em Jaguapitã.
Gerson Marcato acompanhado pelo Prefeito de Sertanópolis, Tide Balzanelo.