Promotoria de Jaguapitã apresenta denúncia no caso do Samae


O Ministério Público do Paraná denunciou criminalmente o ex-diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Gestão 2014/2017), Edison Rodrigues de Almeida, a vice-prefeita do município, dois servidores públicos e dois empresários, envolvidos na operação “Saneamento Básico – Fase 01” que apura a ocorrência de fraudes em procedimentos licitatórios do Samae para enriquecimento ilícito de agentes públicos e particulares.

A Promotoria de Justiça de Jaguapitã comprovou a atuação do grupo, enquanto organização criminosa, na medida em que cada um exercia uma função específica e combinada. Fraudavam procedimentos licitatórios para favorecer empresas e seus proprietários. O Diretor do Samae, Edison Almeida, atuava como ordenador de despesas, chancelando as ilicitudes, aprovando os procedimentos irregulares.

Os investigados foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório e peculato eletrônico.

Já a vice-prefeita, mantinha relacionamento de amizade com Iraci Alves de Almeida, funcionária do Samae e teria sido beneficiada com alterações de modo continuado dos valores devidos em sua conta de água, entre os anos de 2013 a 2017. As investigações que envolvem outros agentes, em razão do alcance do grupo criminoso, continuam em andamento no âmbito da Promotoria de Justiça de Jaguapitã, chefiada pela Dra. Amanda Ribeiro dos Santos e constam dos Autos Nº 0002344-63.2019.8.16.0099

Foram denunciados: Edison Rodrigues de Almeida, Iraci Alves de Almeida, Gentil Pereira da Silva, Paulo César José de Lima da Silva, Rogério José de Moura e Edna Maria Santana Tomaz. O Jornal da Cidade publicou matéria a respeito da Operação Saneamento Básico, em nossa edição Nº 1.440 de julho de 2017.

Dra. Amanda Ribeiro do Santos, nova promotora na comarca de Jaguapitã.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>