Prado Ferreira

Prado Ferreira realiza 1ª Conferência do Idoso

O município de Prado Ferreira está recuperando um ponto fundamental no atendimento ao idoso. O Departamento de Assistência Social realizou, no último dia 25 de junho, a sua 1ª Conferência Municipal do Idoso. No Brasil, vários municípios estão na 5ª conferência, que dão direito ao acesso de verbas federais na área do atendimento aos idosos de cada município.

Como em outras cidades, o tema deste ano, determinado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), foi “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”.

A palestra sobre o assunto ficou a cargo da palestrante Tânia Regina Fantim, de Apucarana, pedagoga que trabalha na Faculdade de Jandaia do Sul. Segundo ela, “em 2003 foi promulgado o Estatuto do Idoso e, desde então, estamos trabalhando para melhorar as condições das pessoas da melhor idade. As propostas aqui apresentadas servirão de base para a Conferência Estadual, que irá apresentar as soluções na Conferência Federal, definindo assim as prioridades no atendimento à pessoa idosa”, explicou.

A Secretária de Assistência Social, Mariana Fernandes, lembrou o fato de, somente agora, o município de Prado Ferreira estar promovendo a sua primeira conferência. Segundo ela, “houveram algumas questões que dificultaram a realização de conferências em anos anteriores. Estamos colocando a pauta em dia, com apoio do Prefeito Silvio Damaceno que solicitou uma atenção especial à causa. Reunimos neste primeiro encontro cerca de 100 pessoas que trouxeram suas reivindicações e apresentaram propostas. O município de Prado Ferreira, através da Assistência Social, tem uma atenção especial aos idosos e estamos muito contentes com os resultados”, finalizou.

Primeira Conferência do Idoso de Prado Ferreira abordou o tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”