Primeiro de Maio

Primeiro de Maio está entre as cidades mais bem administradas da região

Investimentos em obras, qualidade de vida e saúde garantiram um resultado positivo para Primeiro de Maio no último levantamento IGM – CFA de Governança Municipal, referente à 2018. Entre os mil municípios mais bem administrados do Brasil, com população de até 20 mil habitantes e PIB per capita acima de R$ 15.280,00 Primeiro de Maio aparece na posição 991, entre os mais de 5.570 municípios brasileiros. Na região, entre os municípios da mesma categoria, só fica atrás de Sertanópolis, que ocupa a 889ª posição.

Segundo a avaliação, Primeiro de Maio pertence ao Grupo 2 – de até 20 mil habitantes e atingiu elevados resultados com nota 6,85, com destaque para as áreas de Desenvolvimento (8,54), Gestão (7,03) e Finanças (4,97). Administrada pela Prefeita Bruna Casanova, Primeiro de Maio é destaque por priorizar as necessidades da população em setores como saúde, educação, infraestrutura, entre outros.

“Trabalhar de acordo com as demandas da população é o segredo para alcançarmos uma boa colocação. Temos feito um grande esforço para driblar a crise econômica do país, que reflete em todos os municípios e prestar um serviço de qualidade em todos os setores da administração pública, afirmou a Prefeita Bruna Casanova.

Sobre o estudo:
O Índice de Governança Municipal (IGM), indicador de eficiência pública, lançado nacionalmente pelo Conselho Federal de Administração (CFA), é um estudo realizado em parceria com o Instituto Publix. O IGM-CFA consiste numa métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

O estudo é elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência urbano, dentre outras. A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como o STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se a priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para dimensão e para o índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal, uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública e, em especial, sobre a relação entre as dimensões fiscal, de gestão e desempenho.

Confira o desempenho das cidades da região

Cidade Posição
Sertanópolis 899º Lugar
Primeiro de Maio 991º Lugar
Sertaneja 1.037º Lugar
Jaguapitã 1.204º Lugar
Porecatu 1.263º Lugar
Prado Ferreira 1.382º Lugar
Florestópolis 1.388º Lugar
Bela Vista do Paraíso 1.396º Lugar
Miraselva 1.488º Lugar
Alvorada do Sul 1.496º Lugar
Leópolis 1.733º Lugar
Uraí 1.188º Lugar
Jataizinho 1.837º Lugar
Rancho Alegre 1.895º Lugar