Sertanópolis

Cursos do mês de junho e julho realizados pelo Sindicato Rural

O Sindicato Rural Patronal de Sertanópolis realizou, em junho e julho, oito novos cursos profissionalizantes e de capacitação, em parceria com o Senar/PR e empresas do município.

Entre os dias 17 e 19 de junho, o Sindicato Rural Patronal, em parceria com o Senar/PR e a empresa LCA Alimentos, realizou mais um curso de Brigada de Incêndio. Com objetivo de formar uma brigada de incêndio na empresa, para atuação na prevenção e no combate a eventuais princípios de incêndio, além de treinamentos para o abandono de área e atendimento de primeiros socorros, o curso teve 15 alunos inscritos, com carga horária de 24 horas. O instrutor foi Marcelo Silveira Santos.

Entre os dias 24 e 27 de junho, também em parceria com o Senar, foi realizado o curso de Classificação de Grãos – Soja, milho, trigo e feijão, com a participação de 14 alunos e carga horária de 32 horas. O curso tem como objetivo melhorar a destreza dos funcionários de empresas do agronegócio, na classificação de grãos de milho, soja, feijão e trigo, para um maior rendimento agrícola. O público alvo são os trabalhadores e produtores rurais. Este curso é importante pois possibilidade aos operadores de colheitadeiras, funcionários e proprietários de terras saberem a melhor hora para a colheita e a classificação do produto colhido. A instrutora foi Elen Karina Roco.

Nos dias 25 e 26 de junho, em parceria com a Apae, foi realizado mais um curso especial de Primeiros Socorros. Foram inscritos 10 alunos, que tiveram carga horária de 16 horas. O curso teve o objetivo de preparar o participante para iniciar os procedimentos de socorro emergencial em caso de necessidade. O curso foi ministrado por Clovis Michelin Biasuz, de Umuarama.

Nos dias 27 e 28 de junho, em parceria com as empresas Seara e Agropecuária Pedro Favoreto Filho foi realizado o curso de Trabalho em Altura – Padrão NR 35. Com objetivo de empregar técnicas seguras no trabalho em altura nas agroindústrias, foram inscritos 8 alunos, que tiveram carga horária de 16 horas. Esse curso é obrigatório para empresas que trabalham com elevadores, secadores e silos.

De 01 a 05 de julho, foi realizado, em parceria com o Senar, o Curso de Operação e Manutenção de colhedora Axial – Norma NR 31.12.

Com o objetivo de capacitar os alunos para a operação, manutenção e regulagem correta de colhedoras de grãos no modelo axial, com total segurança e eficiência, foram inscritos 09 alunos, número máximo permitido pelo Senar. Com carga horária de 40 horas, o curso foi ministrado por Silvana de Fátima Ribeiro Olzewski, de Ponta Grossa.

Entre os dias 03 e 04 de julho, foi a vez do curso de Trabalho em Altura – NR 35, realizado em parceria com o Senar e a empresa de agronegócio Seara. Foram inscritos 09 alunos, que tiveram 16 horas de carga horária. Os alunos tiveram noções de como empregar as técnicas seguras no trabalho em altura em agroindústrias. O curso foi ministrado pelo Instrutor do Senar, Guilherme Borota de Campos.

Entre os dias 04 e 05 de julho, foi a vez da realização do curso de Comunicação e Técnica de Apresentação. Com objetivo de desenvolver aspectos pessoais por meio de técnicas e métodos que resultem na habilidade de falar em público, com segurança, clareza, fluência e objetividade, o curso teve 19 alunos inscritos, considerado um número recorde, com carga horária de 16 horas. A instrutora foi Carmen Mercedes Zuan Benedett, de Londrina.

Nos dias 04 e 05 de julho também foi realizado o curso de Primeiro Socorros, em parceria com o Senar e a empresa LCA Alimentos. O curso teve como objetivo capacitar o participante para iniciar os procedimentos de socorro emergencial em caso de necessidade. Foram inscritos 11 alunos que tiveram 16 horas de carga horária.

Para maiores informações sobre novos cursos e datas, entre em contato com a mobilizadora Elaine Reis no Sindicato Rural de Sertanópolis, pelo fone 3232-1748.

Curso Brigada de Incêndio.
Curso Classificação de Grãos – Trigo.
Curso Primeiros Socorros.
Curso NR-35, Trabalho em Altura.
Curso Colhedora Axial.
Curso NR-35, Trabalho em Altura.
Curso Primeiros Socorros.