Dia de Campo em Alvorada do Sul


No dia 08 de fevereiro foi realizada a 15ª Tarde de Campo de Cultivares e Tecnologias da Soja, em Alvorada do Sul. O evento, tradicional na região, é promovido todos os anos através do escritório regional da Emater em Alvorada do Sul, com apoio dos escritórios de Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso e Primeiro de Maio.

A tarde de campo aconteceu na Fazenda Santa Verinha, Bairro Itaúna, gentilmente cedida pelos agricultores Alberico e Ezio Santoro. O evento contou com a presença de vários agricultores da região, empresas de insumos e equipamentos agrícolas. Segundo Reinaldo Neris, um dos organizadores, “o objetivo da tarde de campo é levar aos produtores rurais da região do solo basalto da bacia do Rio Paranapanema, o potencial de 36 novos cultivares indicados para nossa região. Com isso estaremos difundindo novas tecnologias de sustentabilidade na produção com boas práticas agrícolas, geradas pela pesquisa agronômica de extensão rural, tanto oficial quanto a privada”, explicou.

O Prefeito de Alvorada do Sul destacou a importância que o evento vem assumindo, ano a ano. Segundo ele, “está sendo mais uma excelente tarde de campo, crescendo cada vez mais. Este ano, especialmente hoje, aproveitamos para entregar um ônibus zero km para o transporte da saúde de nossa cidade de Alvorada do Sul. Foi uma emenda apresentada pelos deputados Tiago Amaral e Stephanes Junior, que muito vão beneficiar nossa população”, destacou.

Nas estações, os produtores puderam conhecer as cultivares de soja da Monsanto, Pionner, Syngenta, Agroeste, Bayer e outras, como as cultivares da Embrapa Fundação Meridional, Brasmax, Donmario, TMG e Nidera, entre outras. Também foi demonstrado como aumentar a infiltração de água no solo, através do Pesquisador da Embrapa, Dr. Henrique Debiasi e os resultados do trabalho de Manejo Integrado de Pragas e Doenças, desenvolvidas na região de Londrina pela Emater, Embrapa e Siga Consultoria Agrícola.

Estiveram presentes, além do Prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Voltarelli, o prefeito de Sertanópolis e agricultor Tide Balzanelo, vereadores e secretários municipais de Alvorada do Sul, o vereador Wagner do Sindicato, de Sertanópolis, o Chefe do Núcleo Regional da Seab, Antônio Carlos Barreto, que representou o Secretário de Estado da Agricultura, Sérgio Luiz Carneiro, Gerente Regional da Emater e o Presidente do Sindicato Rural de Alvorada do Sul, Carlos Eduardo Daguano.

O encerramento contou com apresentação da dupla Célio e Everton e um jantar de confraternização.

Nas fotos abaixo: Vista parcial das estações de demonstração das novas cultivares de soja. Máquinas agrícolas em exposição. Agricultores da região presentes ao evento. Abertura do evento. O prefeito de Alvorada, Marcos Voltarelli aproveitou a ocasião para entregar um ônibus novo para a saúde.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>