Sertanópolis

Exposição valoriza cultura afro

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, cuja data aconteceu no último dia 20 de novembro, o Departamento de Educação, através do setor de Relações Étnicas e Raciais, promoveu uma exposição com trabalhos escolares sobre o assunto.

Parte da exposição realizada em comemoração a Semana da Consciência Negra.

O projeto visa cumprir a Lei 10639 e 11645 de 2008, que instituiu o ensino de história e culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas, na grade curricular do ensino fundamental de 1º Grau. Para marcar a data, o Departamento de Educação realizou uma exposição com o título “A África está em nós”, com apresentação de trabalhos das equipes interdisciplinares de todas as escolas do município.

Além dos trabalhos escolares, onde os alunos exploraram diversas formas de arte, como cartazes, montagens, esculturas e trabalhos manuais sobre o tema, no dia 23 de novembro aconteceu a apresentação de danças típicas africanas, pelos alunos da Escola Benedito Biasi Zanin.

Prefeito Tide Balzanelo, acompanhado da representante do Departamento de Educação Claudia Terassi, Prof. de Artes Juliana Ortiz e equipe de governo.

No dia 24, a exposição foi aberta à visitação pelos alunos das escolas municipais e a comunidade em geral. Uma das responsáveis pela exposição foi a Profa. de Artes, Juliana Ortiz, que recebeu os cumprimentos da representante do Departamento de Educação, Cláudia Terassi.

O Prefeito Tide compareceu à abertura da Exposição e cumprimentou a organização. Segundo ele, “a exposição ficou muito bonita e retrata bem a cultura africana, que é uma das bases da formação do povo brasileiro. Agradeço aos professores e aos alunos pelos belos trabalhos aqui apresentados, provando que a educação em Sertanópolis realmente é diferenciada e tem todo apoio de nossa administração”, encerrou.

Além dos trabalhos escolares, os alunos da Escola Benedito Biasi Zanin orientados pelos professores, realizaram apresentações de danças típicas africanas na abertura da exposição.