Sertanópolis

Férias tranquilas

Com a chegada das férias de final de ano, as chances de colocar seu carro na estrada são muito favoráveis, o que sinaliza a necessidade de manter a revisão em dia para andar sem preocupação de algum imprevisto.

Ter o incomodo com falhas e acidentes é algo que nenhum motorista quer para o seu passeio, considerando a segurança de sua família e passageiros, devido a inúmeros acidentes que podem ocorrer por problemas mecânicos.

Para não enfrentar esse tipo de situação, é fundamental que a pessoa leve o veículo a uma oficina de sua confiança para uma checagem.

Atente-se para a quilometragem do seu carro. É interessante fazer a revisão a cada 6 meses ou então, a cada 10 mil quilômetros, mas para ter certeza da hora ideal de levar seu carro a oficina, consulte o manual. Lá o fabricante traz todas as informações.

Para carros novos o condutor deve prestar ainda mais atenção nas chamadas revisões obrigatórias para não perder a garantia de fábrica.

Se por algum motivo seu carro estiver parado por um longo período de tempo, antes de usá-lo faça uma revisão. É bom lembrar que alguns itens do carro, como o óleo do motor, têm prazo de validade.

Já se você roda e usa muito seu carro, a atenção deve ser a mesma. Em determinados casos o uso do carro é muito pesado, como por exemplo nos veículos de frota, em que é submetido a longas viagens, podendo antecipar para um tempo menor que 6 meses ou antes de atingir os 10 mil quilômetros. O ideal mesmo é fazer uma checagem antes de cada viagem. Mesmo que o dono do carro faça revisões constantes, é interessante uma nova checagem antes de ir viajar.

A revisão do veículo deve entrar no planejamento da viagem, agendada na oficina para que ela seja feita por completo.

De acordo com Zé Carlos, da J Center Automotivo, uma inspeção completa leva em média 5 horas. “São feitas verificações de freios, pneus, alinhamento e balanceamento do carro. É trocado o óleo e filtros também. São analisados os pneus, amortecedores e suspensão. ”

O especialista chama a atenção para a correia dentada. Segundo ele, presente em 90% dos automóveis. “Tem que verificar o estado dela e a quilometragem do carro. Em geral são trocadas a cada 40 mil km.”

Segundo Zé Carlos, “um carro sem revisão está mais propenso a se envolver em acidentes, que podem, inclusive, custar a vida de alguém. Nesta época de férias, o automóvel costuma transportar toda a família, com bagagens, condição de alta exigência. Então é fundamental ele estar realmente todo revisado, garantindo total controle pelo motorista”, argumenta.

Itens como farol, lanterna, buzina, limpador de para-brisa, alinhamento, balanceamento e cambagem devem ser feitos verificação constante.

A J Center fica na Rodovia do Contorno, 149, parque industrial II em Sertanópolis e disponibiliza de condições para todos os tipos de carros, com autopeças, escapamentos, funilaria e pintura, pneus nacionais e importados, inclusive guincho 24 horas.