Secretaria de Agricultura executa importantes projetos


A Secretaria de Agricultura de Alvorada do Sul tem desenvolvido um brilhante trabalho visando atender os produtores rurais de forma geral. Foi criada uma sala especial da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, gentilmente cedida pelo Sindicato Rural. Segundo Eduardo Daguano, Secretário Municipal de Agricultura, “agora, tudo que se trata de agricultura, pecuária e piscicultura está num só local, facilitando a vida do produtor rural”, destacou.

A Secretaria de Agricultura realizou uma reunião com a Regional da Emater para renovação do convênio com o município. Com a renovação do convênio será possível dar início aos trabalhos de microbacias no município, que contará também com o envolvimento da Secretaria de Agricultura do Paraná, com repasse de recursos a fundo perdido. O município será contemplado com a execução de duas microbacias, podendo receber até uma terceira. Vale a pena destacar que esse programa estadual autoriza a execução de apenas uma microbacia por município. Alvorada do Sul conseguiu duas e pode chegar a três, graças ao empenho do Secretário Carlos Eduardo Daguano.

A Secretaria de Agricultura também readequou e cascalhou cerca de 4,8 quilômetros de estradas rurais, ligando o Bairro Ribeirão Vermelho até o Loteamento Piapara. Um embarcadouro municipal está sendo construído em parceria com o Sindicato Rural, para atender os produtores rurais no embarque e desembarque de máquinas e equipamentos agrícolas.

Com uma agenda ampla e vários trabalhos em andamento e sendo executados desde o início do ano nas áreas de tecnologia de produção, manejo e conservação de solo, está sendo reativado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), com a participação de agricultores, técnicos e representantes de empresas e organizações parceiras. O resultado dessa ação conjunta é o Encontro Regional de Manejo e Conservação de Solos, a ser realizado em Alvorada do Sul, no próximo dia 19 de julho. O encontro tem como objetivo buscar soluções na busca do plantio direto com qualidade, revertendo o problema de erosões e danos nas estradas rurais.

Na foto acima: Construção do embarcadouro. Ao lado e abaixo, cascalhamento de estradas. Agricultura de resultados e soluções para o homem do campo.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>