Secretaria de Meio Ambiente inicia trabalhos para regularizar o lixão


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Primeiro de Maio iniciou nas últimas semanas procedimentos internos juntos aos órgãos ambientais competentes para regularizar a situação do lixão municipal, que funciona hoje como depósito a céu aberto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Primeiro de Maio iniciou nas últimas semanas procedimentos internos juntos aos órgãos ambientais competentes para regularizar a situação do lixão municipal, que funciona hoje como depósito a céu aberto.

De acordo com a secretária Jane Aparecida Piscinini Molina, o ‘Lixão’ está sendo utilizado sem licença ambiental para descarte de material sólido produzido pela comunidade primaiense. Ações tramitam no Ministério Público desde gestões anteriores e a prioridade da secretária de Meio Ambiente nesse primeiro momento da gestão da prefeita Bruna Casanova é implantar medidas o mais rápido possível para que o município obtenha a licença de funcionamento junto ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná e assim criar de fato um aterro municipal.

“O sistema de descarte funciona atualmente em valas comuns o que é errado e o que mais nos preocupa. E ainda encontra se no local um grande número de animais em estado de abandono, sobrevivendo em condições precárias ”, explica Jane Molina.

Um plano de trabalho já foi montado pela secretaria e conta com acompanhamento e orientação para encerramento do lixão, adequando-o para revitalização ambiental, permitindo sua utilização por período temporário maior até nova destinação.

“Nosso principal objetivo e implantar nessa primeira etapa um sistema eficaz de drenagens verticais, horizontais e direcionar a geração do chorume para um tanque de acumulo e recirculação e esperamos conseguir isso no menor tempo possível” finaliza a secretária.

Jane Molina, Secretária do Meio Ambiente de Primeiro de Maio pretende regularizar o lixão, transformando em aterro municipal controlado.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>