Sertaneja

Vírus fecha creche em Sertaneja

Um vírus conhecido como HFMD (mão-pé-boca, sigla em inglês), infectou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Primavera, localizada na  Rua Emiliano Perneta, em Sertaneja. As aulas foram suspensas e os 104 alunos da escola devem ficar em casa por cerca de 10 dias. Um vírus conhecido como HFMD (mão-pé-boca, sigla em inglês), infectou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Primavera, localizada na  Rua Emiliano Perneta, em Sertaneja. As aulas foram suspensas e os 104 alunos da escola devem ficar em casa por cerca de 10 dias.

Segundo a literatura médica, o vírus, conhecido por Coxsackie A16, da família do enterovírus, atinge crianças abaixo de 10 anos de idade e produz sintomas de febre, garganta inflamada, pruridos de pele sobre as mãos, pé, nádegas, genitais e úlceras na boca,  garganta, amigdalas e língua.

A doença possui um ciclo de 5 a 7 dias. A transmissão do vírus acontece se a criança aspirar ar contaminado com o vírus quando uma pessoa infectada espirrar ou tossir, tocar fezes de uma criança contaminada (por exemplo, na troca de fralda), tocar no nariz (muco), garganta (escarro) de uma pessoa com o vírus e depois tocar nos próprios olhos, nariz e boca. Tocar em objetos como brinquedos, maçanetas, mobiliário, entre outros objetos contaminados com o vírus.

Segundo a Secretária de Educação, Josiane Maganha, “atendemos a solicitação da Vigilância Sanitária e interditamos o prédio até a desinfecção. Estamos tomando todas as providências para que não volte acontecer”,

Vírus fechou a Creche Primavera em Sertaneja. Escola deverá passar por uma desinfecção.

informou.

As mães estão descontentes com o ocorrido, já que muitas não têm com quem deixar os filhos para irem trabalhar e vão ter que continuar assim por vários dias. A administração de Sertaneja deve uma explicação para as mães e empenho para que isso não volte a acontecer.

Segundo uma funcionária da creche que fez a denúncia anônima, o Prefeito Jamison teria solicitado economia de material de limpeza. Esse vírus poderia ter sido evitado caso as escolas recebessem material de higiene em quantidade suficiente para suas necessidades,  o que vem acontecendo”, informou.