Jornal da Cidade

Ato Cívico de 7 de setembro na região

Várias cidades da região do Vale do Paranapanema realizaram eventos para marcar o Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 07 de setembro. Algumas cidades realizaram desfiles escolares e outras sinalizaram a data com Atos Cívicos. Várias cidades da região do Vale do Paranapanema realizaram eventos para marcar o Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 07 de setembro. Algumas cidades realizaram desfiles escolares e outras sinalizaram a data com Atos Cívicos.

BELA VISTA DO PARAÍSO

Hasteamento das Bandeiras em Bela Vista do Paraíso. Banda da Igreja Assembléia de Deus.

Na cidade de Bela Vista do Paraíso, foi realizado dois atos cívicos: O hasteamento das bandeiras, no dia 01 de setembro e o arriamento, no dia 07. Os eventos aconteceram no pátio da Prefeitura Municipal e contou com a presença do Prefeito Edson Vieira Brene, o vice Sérgio Menck, Pres. da Câmara Municipal, Rondinele Belucci Meira e a grande maioria dos vereadores. Também compareceram o Comdte. da Polícia Militar, Carlos Eduardo Jorge, o Supervisor da Defesa Civil, Robson André Bittencourt e a diretora do Depto. de Educação, Cultura e Esportes, Adenilze Bueno Lara, além de vários secretários e funcionários municipais, alunos das escolas e populares. Escolas municipais realizaram apresentações com temas sobre a Semana da Pátria e a fanfarra da Apae foi a atração principal. O arriamento das bandeiras, no dia 07, também foi especial, com a presença de autoridades e a belíssima apresentação da Banda Sinfonia Angelical da Igreja Assembléia de Deus, que executou, ao vivo, além do Hino Nacional, várias músicas relativas à data. A banda tem José Rodrigues de Carvalho, o Maestro Santino, como responsável e André Ricardo Alves de Souza como segundo regente.

SERTANÓPOLIS

Hasteamento das Bandeiras em Sertanópolis.

O Ato Cívico da Independência em Sertanópolis foi realizado na manhã do dia 07, no átrio da Prefeitura Municipal e contou com a presença de autoridades, professores e populares. O Prefeito Tide, a Vereadora Soraya Santa Rosa e o vice-prefeito Edson Pedro Almeida Filho fizeram o hasteamento das bandeiras.

O Pastor Denis Vicentin, da Igreja Presbiteriana Independente fez uma reflexão ecumênica sobre a data e disse que “o Brasil ainda precisa se libertar de outras causas, principalmente a corrupção”, afirmou. O vereador Wagner da Silva, representando a Câmara Municipal disse que “o cenário que o Brasil e o Paraná atravessa é difícil. Porém, devemos acreditar nas crianças, que são o nosso futuro e esperança em dias melhores”, avaliou.

O Prefeito Tide agradeceu a presença de todos. Segundo ele, “todos precisam de independência, de liberdade. Quero ressaltar nesta data a importância de nossos funcionários municipais, do pessoal da educação, nossas professoras e diretoras. São elas que cuidam daquilo que possuímos de mais nobre: Os nossos alunos. Devemos ter liberdade e independência com responsabilidade. O Brasil passa por mudanças e, aqui em Sertanópolis, o trabalho não para. Com apoio da população e da Câmara de Vereadores vamos executar os projetos que já estão sendo iniciados. Tenho orgulho, amor e carinho por Sertanópolis, pelo Paraná e pelo Brasil”, finalizou.

PORECATU

Fotos do site da Prefeitura de Porecatu.

A Prefeitura de Porecatu inovou e realizou o desfile da Independência, no dia 06 à tarde, início da noite. O Desfile contou com a presença da Fanfarra Municipal de Alvorada do Sul, a participação de alunos das escolas municipais, o Pelotão da Polícia Militar, sendo encerrado com uma cavalgada.

Um grupo de sem terras também se fez presente e muitas faixas carregavam frases de conteúdo crítico, enaltecendo principalmente a diversidade e questões sociais. Autoridades, prefeito, vice, vereadores, secretários e convidados ficaram confortavelmente instalados em cadeiras colocadas ao longo da praça da Igreja. Algumas pessoas criticaram a demora do desfile, cansando as crianças mais novas. As falhas, no entanto, não chegaram ofuscar o brilho do evento, creditado ao empenho de diretores das escolas, professores e alunos, dirigentes de entidades e voluntários que se empenharam para a realização do desfile.

PRIMEIRO DE MAIO

Autoridades presentes em Primeiro de Maio.

Em Primeiro de Maio, foi realizado o tradicional Ato Cívico promovido pelo Rotary Club, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal e participação das escolas municipais e particulares.

O desfile teve início com a Fanfarra Independente, dirigida pelo regente Joaquim Pereira Neto e seu filho Ney. Os Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia portaram com galhardia o Pavilhão Nacional, além das bandeiras do Estado e do Município. Após o Hino Nacional, a fanfarra tocou o Hino da Independência e o Hino de Primeiro de Maio. Após algumas apresentações, a fanfarra deixou o local, com início das premiações do Concurso de Redações da Semana da Pátria, realizado entre os alunos das 5ª séries, além da participação da Apae, Eja e Desbravadores. A seleção das redações foi feita pelos professores municipais. Os vencedores receberam as premiações entregues pela Secretária de Educação, Vera Regina Pascoalino Stivanelli.

Após as premiações, a Prefeita Municipal, Bruna Casanova parabenizou os realizadores do evento, agradecendo a todos pelo empenho. O Presidente do Rotary, Roberto Squizato Faiçal discursou dando início ao Passeio Ciclístico da Pátria. Encerrado o passeio, foram feitos sorteios de brindes, em especial de três bicicletas, doadas pelo Rotariano Augusto Edson Evangelista, pelo Móveis Garcia Digital e pelo Escritório Faiçal. Os ganhadores das bicicletas foram Ana Caroline de Paula Sassani, João Pedro Saraiva Silva e Eduarda Canato. O presidente do Rotary, Roberto Faiçal, destaca a importância e tradição do evento. Segundo ele, “esse projeto visa estimular as crianças e jovens ao patriotismo. É aberta à toda população e contamos com a parceria da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde e colaboradores, como o Mercado do Martinho, Mercado N. Sra. Aparecida e Almeida Mercados, que doaram brindes para os sorteios.

FLORESTÓPOLIS

Autoridades presentes em Florestópolis.

O município de Florestópolis também se fez presente nas comemorações da Semana da Pátria. Em sala de aula, os professores da Rede Municipal de Ensino trabalharam exaustivamente o tema “Fortalecendo os valores dentro da Literatura Brasileira” com os alunos. No dia 01, foi realizada a abertura, com o tema “Fortalecendo os valores dentro da Literatura Brasileira”. A cada dia, as escolas apresentaram um autor diferente. No dia 01, aconteceu a apresentação da Banda Marcial Bamuflor, além dos alunos do CMEI Rei Davi, que apresentou o trabalho de Ana Maria Machado e o Colégio Estadual Prof. Eudice de Oliveira, com trabalhos de Machado de Assis.

No dia 04, foi a vez da apresentação do CMEI Miguel Telles de Lima, que mostrou o trabalho de Ruth Rocha, o Centro de Convivência do Idoso trabalhou o tema Literatura de Cordel, a Escola Social Clélia Merloni se fez feliz com as músicas de Toquinho, em “Era uma vez” e o Caiac Zilda Arns homenageou o “poetinha” Vinícius de Morais. No dia 05, apresentaram-se o CMEI Jovino Pereira de Brito com a autora Ângela Lago, a Escola Municipal Nilson Ribas abordou os personagens de Ziral e a Academia Espaço Ativo fez todo mundo dançar, com músicas contagiantes. No dia 06, as apresentações ficaram a cargo do CMEI Profa. Maisa Alencar Romancini, que apresentou os trabalhos de Sylvia Orthof. Já o CMEI Paula Di Rosa abordou a competente Cecília Meireles. Os personagens de Mauricio de Souza foram o tema da Escola Municipal Vitória Régia e Escola da Apae, Ana Maria Piettá, mostrou as obras de Monteiro Lobato. A Secretária de Educação, Silvia Santana Ribeiro elogiou as apresentações e o trabalho dos professores, diretoras e alunos.

Estiveram presentes o Prefeito Nelson Júnior, acompanhado pela Primeira Dama Caroline Ricci Paduanelo, o vice-prefeito Nilson Soares, vereadores, convidados e a população em geral.

ALVORADA DO SUL

Hasteamento das Bandeiras em Alvorada do Sul.

O Ato Cívico de Alvorada do Sul aconteceu no dia 07 pela manhã, defronte a Prefeitura Municipal. Promovido pela Autarquia Municipal de Educação e Prefeitura Municipal, o evento contou com a participação da Fanfarra Municipal. O hasteamento das bandeiras foi feito pelo Prefeito Marcos Voltarelli, pelo vice-prefeito Adriano Vertuan e pelo Presidente da Câmara, Marcos Tanajura.

O Padre Luiz Laudino e o Prefeito Marcos Voltarelli usaram a palavra. Segundo o Voltarelli, “o Brasil deve passar por transformações políticas que levem à população tranquilidade institucional. Da forma como está, a população está cada vez mais desacreditada. Precisamos dar um basta na corrupção desenfreada que assola o país. Esperamos uma solução e vamos ter fé e esperança em dias melhores. Somente assim poderemos comemorar nossa total independência”, finalizou.

Autoridades presentes.

Brene, prefeito de Bela Vista do Paraíso durante o ato.

Autoridades presentes.

Público presente em Florestópolis.
Apresentação de banda em Florestópolis.

Apresentação da Fanfarra Municipal de Alvorada do Sul.
Prefeito Marcos e a Primeira dama, Ivani Voltarelli.
Entrega das bicicletas em Primeiro de Maio.
Desfile em Primeiro de Maio.
Fotos do site da Prefeitura de Porecatu.
Fotos do site da Prefeitura de Porecatu.
Fotos do site da Prefeitura de Porecatu.