Jornal da Cidade

Adetunorp certifica prefeitos da Campanha “Prefeito Amigo do Turismo”

A Adetunorp – Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná criou a campanha “Prefeito Amigo do Turismo”, idealizada para sensibilizar gestores municipais para o grande potencial que o turismo oferece. Entre essas possibilidades está a ampliação de receitas diretas e indiretas, gerar desenvolvimento local e assegurar mais autonomia e liberdade de escolhas para cada município.

No Paraná, a campanha tem apoio da Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo) e Paraná Turismo. Na região, o apoio vem de uma parceria com a Amepar e ABAV – Associação Brasileira de Agentes de Viagens.

A certificação conferida aos 28 prefeitos que aderiram à campanha é uma ação exclusiva da Adetunorp para os municípios da região norte e incluem o compromisso de:

– Ter equipe dedicada ao setor (Secretaria Municipal de Turismo).

– Criar e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, com a participação de diferentes segmentos do setor.

– Construir um Plano Municipal de Turismo adequado à realidade local e fortalecer a identidade turística local.

– Planejar a divulgação turística adequada à realidade do município.

– Criar um ambiente de negócios propícios para atrair novos investidores, fomentar o empreendedorismo local e estimular os diversos segmentos do turismo no município.

– Sensibilizar alunos e professores a desenvolverem atividades acadêmicas sobre os vários atrativos turísticos regionais, por meio de palestras, workshops, oficinas, viagens, concursos, premiações entre outras iniciativas.

– Investir em capacitação, qualificação e formação de profissionais e prestadores de serviços turísticos, para bem receber os visitantes.

– Abrir diálogo com prefeitos de cidades da mesma região, para estimular a criação de roteiros regionais e iniciativas promocionais cooperadas.

– Elaborar medidas e políticas, a fim de inserir a atividade turística de forma sustentável.

– Entender o papel do gestor público quanto a atividade turística.

– Manter a população sempre bem informada e engajar as lideranças locais nos conselhos municipais de turismo e ações de promoção voluntária.

– Investir em limpeza pública, sinalização turística, serviços públicos de saúde, acesso e conectividade, infraestrutura e recursos humanos. –

Para qualquer tomada de decisão, lembrar que a melhor cidade para o turista é aquela que é boa para o cidadão e vice-versa.

– Mobilizar vereadores e a sociedade civil organizada para unir forças e executar as ações promocionais do destino, incluindo as campanhas do Movimento Supera Turismo Brasil e o Guia do Viajante Responsável.

O gestor deve se comprometer a ser um “Prefeito Amigo do Turismo”, durante toda sua gestão. Nas fotos, alguns prefeitos de nossa região de circulação que aderiram a campanha:

Gerson Marcato, Prefeito de Jaguapitã.
Município de Alvorada do Sul.
Prefeita Bruna Casanova de Primeiro de Maio.
Prefeito Jamison e vice de Sertaneja.
Município de Florestópolis.
Município de Porecatu.
João Rigon Filho – Vice Presidente da ABAV Paraná
João Rigon Rigon Filho – Vice Presidente da ABAV Paraná e Cristiane Yuri Toma – Repres Regional Norte ABAV PR