Alvorada do Sul

Aluna de Alvorada recebe moção honrosa

A aluna Vitória Carolina de Almeida, de 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual 14 de novembro, de Alvorada do Sul, foi a representante paranaense na 10ª edição do Concurso Jovem Senadora.

A posse aconteceu no dia 28 de novembro, no plenário do Senado Federal. A dissertação produzida por Vitória Almeida, tinha como título “No meu caminho tinha uma pedra” e faz referência ao poema de Carlos Drummond de Andrade. Sob coordenação da Profa. Maria do Livramento Machado Santoro, professora de Língua Portuguesa, o trabalho apresentado faz um recorte do conceito de modernidade líquida do filósofo polonês Zygmunt Bauman e casos recentes de intolerância presenciados na sociedade.

O Programa Jovem Senador reúne 27 alunos, um de cada estado brasileiro, simulando a atividade parlamentar durante uma semana, dentro do Senado Federal. A Legislatura jovem tem início após a eleição da Mesa Jovem e encerra-se com a aprovação e publicação dos projetos apresentados pelos jovens parlamentares. Nas últimas seis edições do programa, foram encaminhadas 45 sugestões à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, das quais 37 viraram projetos de lei.

A representante de Alvorada do Sul, Vitória Almeida disse que “a expectativa é grande porque o conhecimento que temos da vida pública é superficial e essa experiência vai possibilitar conhecer um pouco mais como é feita a política em nosso país”, afirmou.

O Programa Jovem Senador é uma parceria do Senado Federal, com o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação e as Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Para produzir a redação que deu moção honrosa à Vitória Almeida, foram realizadas pesquisas em livros, internet, grupos de estudos e debates em sala de aula, sob orientação da Profa. Maria Machado Santoro.