Primeiro de Maio

Entrevista com Bruna Casanova, a mais nova prefeita de Primeiro de Maio

A recém-eleita Prefeita de Primeiro de Maio, Bruna de Oliveira Casanova recebeu o nosso jornalista, no último dia 11 de agosto, em uma entrevista exclusiva para o Jornal da Cidade. A jovem, eleita através das eleições suplementares realizada no dia 06 de agosto, recebeu 2.954 votos (42,25% dos votos válidos) e, com apenas 32 anos, assumiu o posto máximo do Executivo da cidade.

De uma família de políticos tradicionais, uma vez que o avô, Fortunato Casanova e o pai, Mário, foram prefeitos do município em várias ocasiões. Bruna é casada com Cleverson Cremonez e possui um filho. Formada em Direito, seu nome surgiu naturalmente, uma vez que já havia disputado uma eleição, na condição de candidata a vice-prefeita.

As eleições de Primeiro de Maio em 2016 foram canceladas pela Justiça Eleitoral depois que seu pai, Mário Casanova, foi impedido de assumir o posto, por prazo de filiação, mesmo após ter vencido nas urnas.

Bruna é filha de Mário e Dirce de Oliveira Casanova. Possui uma irmã mais nova, Camila e tornou-se a mais jovem prefeita a assumir o cargo, na história do município. Ela recebeu nossa reportagem gentilmente, em meio a uma reunião de trabalho, para começar a traçar os planos da nova administração. Confidenciou que ainda não possui conhecimento da real situação econômica e financeira que se encontra a Prefeitura, já que não teve acesso aos documentos contábeis. Quanto ao período de transição, o staff se mostra otimista, uma vez que a administração interina se mostrou aberta ao acesso das informações. Segundo ela, “O primeiro passo será reduzir as despesas e os custos da Prefeitura, trabalhando com um número reduzido de cargos e secretários, visto que informações extraoficiais dão conta que o município se encontra no limite prudencial do Tribunal de Contas. Vamos chamar a sociedade civil para participar da administração, de forma compartilhada e transparente”, adiantou.

Entre as ações iniciais, Bruna Casanova elegeu a saúde, habitação e geração de emprego como pilar principal de sua administração. “Na saúde, esperamos contar com o apoio do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que é do nosso partido. Quanto à habitação, iniciamos contato com os deputados Luiz Cláudio Romanelli (Estadual) e Nelson Padovani (Federal), para darmos entrada em projetos na Cohapar, Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades, visando concretizar empreendimentos na área da habitação”, disse.

Porém, nada tem preocupado tanto a nova prefeita quanto a geração de emprego. “Durante a campanha, esse foi o ponto que mais nos chamou a atenção. O povo não quer ajuda, caridade, quer apenas um emprego para que possa viver sua vida de forma digna. Isso é bom e vamos nos empenhar. Veja bem, o município não tem uma lei de incentivos fiscais e econômicos para ampliar as atividades existentes e atrair novos investimentos. Existem empresários interessados em se instalar em Primeiro de Maio. Vamos procurar criar condições competitivas com municípios da região, oferecendo melhores condições para geração de emprego e renda”, afirmou.

Outro ponto a ser tratado com a máxima atenção será com relação a manutenção da malha viária do município, os famigerados “buracos no asfalto”. Segundo o staff da nova administração, “nesse ponto teremos a importante ajuda do deputado federal Alex Canziani (PTB), amigo pessoal do Marinho e que irá colocar Primeiro de Maio no Consórcio Cidrepar (um consórcio que faz recape asfáltico por um preço em torno de 30% do valor cobrado por uma empresa particular), para executar o maior programa de recuperação asfáltica já visto em nosso município, por num valor muito menor”, explicaram.

Quanto a participação do pai em sua administração, ela enalteceu a experiência e os contatos que o pai possui, adquiridos ao longo dos anos. “Meu pai vai nos orientar e será nosso braço direito”, elogiou. O ex-prefeito Mário Casanova, que se encontrava presente, fez questão de destacar o carisma e a liderança da filha. “A Bruna irá fazer agora a sua história. Seu nome surgiu naturalmente e de forma democrática. Nada foi imposto e, através da consulta popular, seu nome e o do meu amigo Silvani foram escolhidos pelo povo”, completou.

Quanto ao vice, Silvani, a nova prefeita foi só elogios. Destacou a sua forma atuante e o companheirismo. “Ele esteve sempre ao nosso lado e vai continuar junto. É fiel, leal e tenho orgulho de tê-lo como meu vice-prefeito. É um empreendedor da cidade e exemplo de pessoa. Trabalhou por mais de 30 anos na Copel e sempre ajudou o povo”, finalizou.

A nova Prefeita toma posse definitiva no final de agosto e, após a diplomação e passada a alegria da vitória nas urnas, irá partir para o trabalho sério e comprometido com o futuro de Primeiro de Maio.

Momento da entrevista com Bruna e Silvani.

 

Resultado Final da Eleições Suplementares de Primeiro de Maio:

Bruna Casanova (11), com Silvani (vice)

  • Votos: 2.954 – 42,25%

Paulinho (45), com Montanha (vice)

  • Votos: 2.198 – 31,44%

Ezequiel (19), com Capinha (vice)

  • Votos: 1.614 – 23,09%

Elizeu (23), com Treze (vice)

  • Votos: 225 – 3,22%

Quantidade de eleitores – 8.548

 

Quantidade de sessões eleitorais: 26

Diferença entre o 1º e o 2º colocado: 756

Abstenção: 1.306

Votos Brancos ou Nulos 251