Covid-19Pandemia

Governo suspende aulas e toma medidas contra coronavirus

No último dia 16 de março, o Governador Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou medidas para reforçar a proliferação do coronavirus no Paraná. Para atenuar a disseminação da doença, o objetivo é diminuir a circulação de pessoas e evitar aglomerações. “Não é pânico, mas queremos evitar que o contágio evolua”, disse o Governador.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto pretende impedir, ao máximo, a quantidade de casos no Paraná. Estamos preparados para eventuais aumentos no número de casos”, afirmou. Entre as medidas adotadas estão a suspensão das aulas na rede estadual de ensino, a partir do dia 20 de março. O mesmo vale para as universidades estaduais. A instrução normativa recomenda a suspensão de grandes eventos, públicos e particulares que reúnam mais de 50 pessoas. O governo orienta que entidades religiosas façam a adesão a esta medida.

Também estarão fechados museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado, por tempo indeterminado. Fica suspensa a visita a hospitais, penitenciárias e centros de socioeducação.

Os servidores estaduais que pertençam ao chamado grupo de risco (mais de 60 anos), portadores de doenças crônicas, gestantes, lactantes ou que regressaram de locais com surto reconhecido, deverão realizar trabalho remoto (home office) por 14 dias. Ficam suspensas as férias e licenças de servidores da Secretaria de Saúde, da Segurança Pública e da Coordenadora de Proteção e Defesa Civil. Os estagiários ficam dispensados, sem prejuízo na remuneração.

O governador Ratinho Júnior determinou que as Secretarias de Saúde, Segurança Pública e Agricultura, organizem uma força-tarefa para atuar nas divisas com outros estados e nas fronteiras com outros países, orientando e averiguando a movimentação de pessoas. “Vamos fazer um filtro nas divisas, não proibindo o trânsito, mas averiguando nos veículos se existem pessoas com febre”, explicou o governador.

O Estado fechou parceria com hospitais particulares e filantrópicos que permitirão ampliar o número de leitos a quem contrair o vírus. O orçamento do estado passará por um contingenciamento para dar suporte financeiro à prevenção e combate do Covid-19.

CASOS
O governo confirmou que, até o dia 18, haviam doze casos confirmados, sendo Cianorte, Campo Largo, Curitiba, Pinhais e Londrina. Cerca de 240 casos estão sob análise.

SINTOMAS
Os principais sintomas da Covid-19 são semelhantes ao de um resfriado, como febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insufiência renal nos casos mais graves. Caso apresente os sintomas é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

CONTATO
Além das unidades de saúde, os paranaenses também podem entrar em contato pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo whattsapp (41) 3330-4414.

REGIÃO
Na região, existe apenas um caso confirmado, na cidade de Londrina. Provavelmente os municípios da área de circulação do Jornal da Cidade deverão seguir as orientações do Governo do Estado e suspender as aulas e tomar medidas preventivas, assim como já está sendo feito em alguns e medidas já estão sendo tomadas.

PORTAL
Para maiores orientações, métodos de prevenção, para evitar a propagação do coronavirus, o conteúdo está disponível no site www.coronavirus.pr.gov.br Existem ainda orientações na contas oficiais do Governo do Estado do Paraná no Facebook (www.facebook.com/governoparana), Twitter (twitter.com/governoparana) e Instagram (www.instagram.com/governoparana). Os materiais podem ser baixados nos sites para serem compartilhados nas redes sociais da população.

Última atualização em 18/03/2020.

Deixe um comentário