Alvorada do Sul

Saúde e Assistência Social reforçam ações em Alvorada do Sul

No dia 25 de outubro, no Cras – Centro de Referência de Assistência Social, foi realizada uma reunião com famílias participantes do Programa Família Paranaense e Bolsa Família. A enfermeira Glivânia foi a palestrante e, entre os temas abordados, estava a conscientização da Campanha Outubro Rosa, com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

As palestras aconteceram no período da manhã e à tarde. O Município de Alvorada do Sul aderiu ao programa Família Paranaense em 2013 e vem desenvolvendo ações intersetoriais.

Cerca de 50 pessoas participaram das reuniões, realizadas pela equipe do ESF (Estratégia Saúde da Família), coordenado por Ana Lúcia Lopes, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Letícia Brussolo e a equipe do Cras. Representantes da Educação, Saúde, Assistência Social e Habitação fazem parte do Comitê local.

A equipe também reforçou a importância da adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividades físicas, controle de peso corporal, o consumo de bebida alcoolica e exames periódicos. Também alertaram sobre os sinais e sintomas do câncer de mama, que são caroços fixos, endurecido e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, com aparência de casca de laranja, alterações no bico do peito, nódulos embaixo dos braços e no pescoço ou saída de líquido dos mamilos.

A recomendação é que as mulheres sempre procurem o serviço de saúde quando ocorrerem qualquer um desses sintomas. A detecção na fase inicial aumenta a chance do tratamento e cura.

Enfermeira Glivânia conduz palestra com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.