Florestópolis

Programa Saúde na Escola prioriza higiene bucal

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma integração entre a educação básica e a saúde pública que tem dado ótimos resultados. Com a articulação permanente entre os dois setores, Educação e Saúde de Florestópolis, ocorre a melhoria significativa da qualidade de vida dos alunos e da comunidade escolar, beneficiando toda a população. As estratégias foram elaboradas a partir de acordos firmados entre a educação e a saúde.

No início de julho, as cirurgiãs dentistas Thais Tenan e Thays Rizzo, iniciaram no município de Florestópolis, o Programa Saúde Bucal na escola Nilson Ribas, com orientações, avaliações e encaminhando para as unidades básicas de saúde para atendimento odontológico quando necessário. Dessa forma, são os dentistas que vão até as crianças e fazem uma primeira avaliação. Os casos que necessitam de atendimento são encaminhados para o setor odontológico. Os demais alunos recebem orientações de como manter a higiene bucal sempre saudável, com dicas sobre escovação e a visita periódica ao dentista.

Um programa que tem dado ótimos resultados. As crianças acabam transmitindo aquilo que aprenderam para os demais membros da família, transformando-se em agentes multiplicadores de informação.

São realizadas sessões de orientações e avaliações nos alunos e encaminhados em casos de consultas clínicas.