Estadual

Cresce em 80% o número de denúncias no Disque Idoso

Em 2019 foram registrados no Paraná pelo Disque Idoso 1.528 denúncias. Grande parte deste número são denúncias devido aos maus tratos praticados por familiares, com 892 registros.

Durante todo ano de 2018 foram registradas 846 denúncias, ou seja, um aumento de 80%, com dados do Departamento de Políticas Públicas para Criança, Adolescente e Idoso da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

As denúncias chegam com relatos de agressões físicas e também psicológica ou ainda de apropriação de beneficio e abandono.

Os números são assustadores, veja:
– Agressão psicológica: 655 denúncias
– Apropriação de benefício: 439 denúncias
– Abandono: 785 denúncias
*Registros via Disque Idoso e Atendimento Especializado.

O aumento no número de denúncias recebidas pelo Disque Idoso é devido a uma ampla ação de divulgação pelo Governo do Estado do Paraná do canal.

Segundo o Deputado Cobra Repórter (PSD), que é presidente da Comissão Permanente da Assembleia Legislativa (Alep) que Defende os Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, a Criai, “Por conta da gestão do governador Ratinho Junior que investiu na divulgação do serviço, na qualificação dos profissionais envolvidos, na aproximação com instituições que trabalham com idosos… agora, as pessoas têm conhecimento desse canal e passaram a denunciar com mais frequência”.

O Disque Idoso Paraná é um serviço telefônico estadual, gratuito e ligado a um banco de dados que coloca à disposição da população orientações sobre os direitos da pessoa idosa, presta informações, encaminha denúncias e sugestões sobre serviços públicos.

O Criai ainda anuncia a ampliação da ação, incluindo a plataforma de rede social Facebook, na página oficial aqui, vídeos com orientações sobre os direitos do idoso, todas as quintas-feiras à partir das 16h, iniciando a série na próxima semana (30/01) com a Procuradora de Justiça, Rosana Beraldi Bevervanço, como parte do Projeto Paraná Consciente.

DISQUE IDOSO: 0800 41 0001 (ligação gratuita e sigilosa)

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Cobra Repórter.