Alvorada do Sul

Alvorada do Sul solicita Instituto Tecnológico junto ao MEC

A reivindicação para a instalação de um campus do ITFPR – Instituto Tecnológico Federal do Paraná – foi feito ao Setec/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação), durante visita à Brasilia, de uma comitiva formada pelo prefeito Marcos Voltarelli (PSD) e outros secretários do município.
Segundo Marcos Voltarelli, “queremos suprir a necessidade de formação de mão de obra do município, contribuindo para o seu desenvolvimento e progresso econômico. Para tanto, solicitamos a liberação de recursos para a implantação do Instituto Tecnológico”, explicou.
O centro de qualificação profissional significaria, segundo a administração, uma maior garantia de emprego para a mão de obra disponível nos seis municípios da microrregião do Vale do Paranapanema, que somam uma população de cerca de cem mil habitantes. Além de Alvorada do Sul, a instituição atenderia os estudantes de Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio, Florestópolis, Centenário do Sul e Porecatu, podendo ainda beneficiar os moradores de Prado Ferreira e Miraselva.
O Governo Federal já sinalizou a intenção de implantar mais de 300 institutos tecnológicos no país e Voltarelli defende que a microrregião do Vale do Paranapanema estaria apta a receber uma das unidades, em razão do quantitativo populacional. “A gente necessita de uma qualificação para nossa mão de obra em todos os setores da economia local e temos condições de oferecer uma contrapartida. O Ministério da Educação tem os dados de nossa região e dependem de orçamento. Existe essa possibilidade e vamos lutar por ela”, disse o prefeito de Alvorada do Sul.
A mobilização conta com o apoio do Deputado Federal Zeca Dirceu (PT-PR), líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal. O parlamentar destacou que a microrregião do Vale do Paranapanema conta com uma população de 80 mil habitantes. Segundo ele, “Alvorada do Sul se destaca no turismo, na aquicultura – com a criação de peixes de tanque, possui frigoríficos, uma agropecuária forte e tem expandido sua presença no micro e pequeno empreendedorismo, especialmente na fabricação de estofamentos, no ramo de confecções e de produtos hospitalares”, afirmou o petista.
Na capital federal, a delegação de Alvorada do Sul foi recebida pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getulio Marques Ferreira, que não descartou a possibilidade de instalação de uma unidade do ITFPR no município. “Se couber no orçamento neste primeiro momento, de alguma forma poderemos atender à reivindicação do município no futuro, seja para viabilizar o pedido de implantação do campus, revendo e ampliando o desenho das estruturas próximas, para contemplar a demanda local”, confirmou. A comitiva de Alvorada do Sul foi formada pelo Prefeito Marcos Voltarelli e os secretários Robson Bortolucci (Planejamento), Ever Dugolin (Meio Ambiente) e André Luiz de Biasio (Obras e Operação de Convênios.
O Instituto Tecnológico do Paraná conta com 20 campus, sendo seis campus avançados e quatro centros de referência distribuídos em todas as regiões do paraná. Somados, são 29 mil alunos e mais de 1,4 mil docentes, em 310 cursos técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação.

Comitiva de Alvorada do Sul esteve em Brasília para solicitar a instalação de um Instituto Tecnológico na cidade. Governo Federal pretende implantar mais de 300 centros em todo país.