Alvorada do Sul é referência nacional na produção de tilápias

O município de Alvorada do Sul inaugurou o Frigorífico de Filetagem de Tilápias e, com isso, fechou a cadeia produtiva, tornando-se referência nacional na produção de produtos a base de tilápias (Saint Peter). O investimento será de cerca de 4,5 milhões de reais e será administrado pela Cooperativa Cocari, com comercialização através da Aurora Alimentos. A capacidade de produção poderá alcançar 36 toneladas de peixes por dia, quando estiver em operação as três linhas de produção.

Para marcar a inauguração da unidade, o Governador Carlos Ratinho Massa participou do evento, no último dia 22 de abril. A unidade de Beneficiamento de Pescados Luís Carlos Bufalo foi construída através de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal teve início em 2005 e as obras foram iniciadas em 2010. A Cocari terá o direito de concessão de uso da planta por 30 anos. Ela será responsável pela integração com os produtores, através do fornecimento de alevinos e ração. Os primeiros produtos deverão chegar ao público a partir de 2022. A planta tem área total de 53 mil m2, sendo 1,6 m2 de área construída.

A benção das novas instalações foi feita pelo Padre Luiz Laudino. Alexandre Curi, um dos deputados presentes ao evento, lembrou outras obras do governo do Estado na região, como a recuperação das rodovias, que trazem maior tranquilidade aos moradores. Segundo ele, “Ratinho Júnior é municipalista e a interiorização do governo em todos os municípios do Paraná pode ser visto”, completou.

O Prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Voltarelli (Pinduca), grande responsável pela viabilização da obra, falou sobre a importância do novo frigorífico: “Um produtor com tanque de 5 mil m2 já possui viabilidade econômica. Temos muitos produtores em tanque rede, mas o foco da cooperativa é o tanque escavado, a exemplo do que acontece no oeste do estado. Com essa rede integrada, teremos uma produção acima da expectativa”, completou.

O Governador Ratinho Júnior disse que “O que o Paraná mais sabe fazer é produzir alimentos. Esse frigorífico é um exemplo para nossa indústria. Vamos agregar valor, industrializar o peixe produzido, dar renda aos produtores, gerar mais empregos e incentivar outras cidades a também buscar sua vocação. A expectativa é que o novo frigorífico proporcione a geração de cerca de 100 empregos diretos nos primeiros meses de trabalho, chegando a 200 empregos após dois anos. Ao mesmo tempo, fortalecemos o turismo, preservamos nossas micro bacias, fazendo uma economia sustentável”, afirmou. Durante o evento, uma boa notícia: Será construída uma ciclovia ligando a cidade até o frigorífico de tilápias.

Produtores em um raio de 100 quilômetros da sede do Frigorífico poderão ser beneficiados pelo negócio, atingindo cerca de 50 municípios paranaenses. “Em média, as tilápias levam entre seis a dez meses para chegar ao peso de um quilo – estágio que normalmente são abatidas. Do peixe se aproveita tudo: vísceras, pele, escamas, todos os subprodutos” explicou o engenheiro de pesca Luiz Eduardo Sá Barreto. Após os cortes, a Cooperativa Aurora será responsável pela etapa final do processo, referente à embalagem e venda para os mercados de todo o Brasil.

Luís Carlos Bufalo

Filho dos pioneiros Natal Bufalo de Moraes e Pascoalina Vertuan Bufalo, o senhor Luis Carlos Bufalo nasceu aos 15 de agosto de 1950 na cidade de Assis-SP, mudando-se para Alvorada do Sul aos 14 anos de idade.
Esportista, participou ativamente de inúmeros eventos que ocorreram na cidade e em toda região, principalmente na prática do futebol suíço e de salão. Foi sócio fundador do Clube Recreativo Alvorada e do GRECOP (Grêmio dos funcionários da CAMAS, onde foi presidente por 20 anos).
Foi professor do ensino fundamental na rede municipal de educação, atuando em especial na Zona Rural deste município em 61 e 62.
Também foi servidor municipal, exercendo entre 1962 e 1973 o cargo de Secretário Geral da Prefeitura e Câmara Municipal.
Em 1974 foi contratado pela Cooperativa Agrícola Mista de Alvorada do Sul – CAMAS, onde trabalhou como Gerente e depois como Diretor Financeiro até 1993. Foi membro fundador do Rotary Club em Alvorada do Sul.
Foi um dos responsáveis pela implantação do antigo “MOBRAL” (Movimento Brasileiro de Alfabetização) em Alvorada do Sul. Foi suplente de vereador na legislatura 75/78 e vereador na legislatura 89/92, quando teve a oportunidade de atuar fortemente na elaboração e aprovação da atual Lei Orgânica.
Em 2002, juntamente com a sua esposa Leila Novetti Bufalo, filhos e nora fundaram em Alvorada do Sul o Colégio Monteiro Lobato, único colégio particular da cidade.
Nos últimos anos participava da administração do Colégio e de atividade rural no Estado do Mato Grosso do Sul. Também passou a ter forte atuação na comunidade católica da cidade, participando de pastorais e movimentos. Sempre foi um entusiasta acreditando no potencial de Alvorada do Sul e no seu desenvolvimento.
Dado o seu falecimento em 21/01/2021 e diante de inquestionável história, nada mais justo homenageá-lo, intitulando este importante empreendimento conhecido como “Unidade de Beneficiamento de Pescados” (Frigoríficos de Tilápias) com o nome do senhor Luís Carlos Bufalo, como homenagem póstuma.

Vista parcial do Frigorífico Luis Carlos Bufalo.
A unidade começará produzir no final deste ano. Previsão inicial é de 36 toneladas/dia.
Governador Carlos Massa.
Prefeito Marcos Voltarelli falou do sonho que se tornou realidade.
O Governador recebeu uma réplica do símbolo da cidade: A estátua do Pescador.
Autoridades visitam a unidade de filetagem de tilápias. Geração inicial de 200 empregos diretos.
Da esq. para direita: Deputado Federal Pedro Lupion, Prefeito de Bela Vista, Fabricio Pastore, Governador Ratinho Júnior, Prefeita de Primeiro de Maio, Bruna Casanova, Prefeita de Prado Ferreira, Maria Edna de Andrade e a Prefeita de Sertanópolis, Ana Ruth Secco.
Governador Carlos Massa, Gerson Marcato – prefeito de Jaguapitã, e o Deputado Tercílio Turini.
Vander Limão (Primeiro de Maio), Dep. Cobra Repórter, Claudionor Carrasco (Japão), de Primeiro de Maio, Governador Ratinho Júnior, Vereador Ercílio (Sertanópolis), Gilmar Chuchu (Primeiro de Maio) e Wallyngson Bruno (Prado Ferreira).
Pres. da Câmara Vander Coelho (Limão) e o Assessor Parlamentar, Crislee Mithee.
Comitiva de Primeiro de Maio: Vereador Gilmar Martins (Chuchu), Pres. da Câmara Vander Coelho (Limão), Dep. Federal Pedro Lupion, Prefeita Bruna Casanova e o Assessor Parlamentar, Crislee Mithee.
Nelsão (ex-prefeito de Florestópolis, Deputado Federal Pedro Lupion, Vereadora Adriana Goulart, Deputado Estadual Alexandre Curi, Nelson Júnior (ex-prefeito de Florestópolis) e o vereador Thunay.
A Prefeita Ana Ruth não perdeu tempo e solicitou mais vacinas contra o Covid para o Secretário de Saúde, Beto Preto.
Bruna Casanova (Primeiro de Maio), Onício de Souza (Florestópolis) e Jacaré (Bela Vista).
Deputado Estadual Alexandre Curi.
Ratinho Júnior ao lado de diretores da Cocari.
Governador Ratinho Júnior parabenizou o Prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Voltarelli.
Bruno Brócoli, Secretário de Governo de Sertanópolis e a Prefeita Ana Ruth Secco.
Empresário Luiz Guilherme Mussi e o Secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani.
Governador Ratinho Júnior e o Pres. da Câmara de Bela Vista do Paraíso, José Maria Cardoso Verteiro.
Deputado Tercílio Turini e o Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.
Bruna Casanova, prefeita de Primeiro de Maio, e o Dep. Federal Luiz Nishimori.
Gerson Marcato (Jaguapitã) e o vice Jean Carlos juntamente com a comitiva de Prado Ferreira. Ex-prefeito Aristides de Caires e o vereador Claudionor Carrasco (Japão).
Lúcia Darcin, vice-prefeita de Bela Vista, Gerson e Jean Carlos (Jaguapitã) e o Dep. Federal Luiz Nishimori.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *