Geral

Estação de Tratamento de Esgotos entra na fase final da obra

Mais uma obra deverá ser entregue até o final do ano. É a readequação e melhorias na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Sertanópolis. No momento está sendo realizado o plantio de gramas e, na sequência, será construído a cerca no local com tela de alambrado. As lagoas estão cheias e em operação.
Para que isso fosse possível, foi aumentado a largura e profundidade das lagoas, com a drenagem do fundo e retirada da lama do esgoto. Foram aplicadas mantas impermeabilizantes nas lagoas de tratamento. As mantas termoplásticas PEAD de geomembrana lisa, possui 2 mm de espessura, para impermeabilização do solo, além de tela de geocomposto dupla e geotêxtil de tecido agulhado de filamentos contínuos, em 100% poliéster. Essas aquisições representaram cerca de metade do valor da obra, hoje estimada em cerca de 3,5 milhões, com recursos próprios do Saae e da administração municipal.
Também foi construído um desarenador, equipamento que remove a areia e objetos sólidos finos abrasivos, presentes no esgoto sanitário. O equipamento foi construído antes das lagoas de tratamento e irá amenizar o assoreamento das lagoas. Um laboratório de análise foi construído e uma central de cloração instalada, antes da destinação final do efluente.
O Saae já possui a licença ambiental do IAT – Instituto Água e Terra (antigo IAP), para a operação do sistema de esgotos. Com a readequação da ETE, novos loteamentos serão possíveis e o gargalo que havia antes, impossibilitando o desenvolvimento da cidade está sendo resolvido. Os planos do Saae não param por aí. Estudos estão sendo feitos para a solução definitiva do problema que ficou, durante muitos anos, sem investimentos necessários.

No estágio atual, estão sendo plantadas gramas e construído um alambrado.