Jaguapitã

Jaguapitã alcança o topo do Índice de Desempenho Municipal

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), divulgou, no final de outubro, o mais recente Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que avalia e acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico das cidades paranaenses. Ele mostra que 28 novos municípios alcançaram o indicador de alto desempenho, o que mostra um aumento na qualidade de vida da população, no recorte de uma década. Em 2010, apenas Curitiba aparecia no topo.
Esta edição foi elaborada com dados administrativos captados até 2021, fornecidos pelo IBGE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Saúde. Todos os 399 municípios do Estado apresentaram dados que vão desde o mercado de trabalho formal e agropecuária, educação, saúde, mortalidade na infância, monitoramento pré-natal e das mortes em geral.
Os indicadores finais se consolidam entre os valores 0 a 1, cujos resultados se enquadram em quatro estratos de desempenho: Baixo desempenho (de 0 a 0,39), Médio Baixo Desempenho (de 0,4 a 0,59), Médio Desempenho (de 0,6 a 0,79) e Alto desempenho (de 0,8 a 1,0).
No alto desempenho estão os municípios de Araucária, Cafelândia, Cambira, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Douradina, Francisco Beltão, Itaipulândia, Jaguapitã, Joaquim Távora, Londrina, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Maripá, Medianeira, Quatro Barras, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Quatro Pontes, Santo Inácio, Sabáudia, Saudades do Iguaçu, Toledo e Ubiratã.
O Secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, ressalta que o indicador demonstra que o Paraná teve uma evolução de um ano para outro, de quase 1% (na média dos resultados), o que é bastante relevante diante da complexidade do levantamento.
Confira os índices do Ipardes na região atendida pelo Jornal da Cidade:

DCIM/100MEDIA/DJI_0573.JPG