Alvorada conscientiza crianças contra o abuso infantil
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado a nível nacional, foi lembrado pela Secretaria de Educação de Alvorada do Sul. A data é referência ao dia 18 de maio, através da Campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes.
Para marcar a data, foi realizada uma palestra para todos os professores da Rede Municipal, funcionários do Cras e Creas, Conselheiros Tutelares, Rede de Proteção, pessoal da saúde e também aberta à comunidade.
O evento culminou com o projeto do dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e foi realizado no dia 16 de maio, às 19 horas, no Centro Cultural Manoel Palma Cano, visando reforçar o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Alvorada do Sul.
Para finalizar o projeto, foi realizada uma palestra com Cristina Fukumori Watarai, psicóloga formada pela UEL, com 20 anos de formação e membro fundadora do Projeto Tartanina, com publicação do livro “O Segredo de Tartanina, um livro que fala sobre o serviço de proteção e prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil. Ela é especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pela Universidade de São Paulo, mestre em psicologia e sociedade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Violência e Relação de Gênero (Nevig-UNESP). Possui experiência na docência do Ensino Superior e atual na capacitação profissional nos temas sobre violência contra crianças e adolescentes. Atualmente trabalha como psicóloga clínica e responsável pela Clínica Interdisciplinar W. Insight e como psicóloga no Nucria (Núcleo de Proteção de Crianças e adolescentes) no âmbito da escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Os professores e profissionais que compareceram serão multiplicadores sobre a violência contra crianças e adolescentes. A data faz menção ao dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanchez, de apenas 8 anos de idade foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada na cidade de Vitória, no Espírito Santo. O crime chocou todo o país e ficou conhecido como “Caso Araceli”. Entretanto, em 1991, os suspeitos acusados de matar Araceli foram absolvidos e o crime continua impune até hoje.
Devido à grande quantidade de mobilizações de entidades públicas e privadas, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi finalmente oficializado por meio da Lei Federal 9.970, instituída em maio de 2.000.
Como resultado de todas as ações feitas e para dar mais visibilidade à causa, em 2010, a campanha também ficou conhecida por meio do slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. O slogan acompanha uma flor amarela, que faz referência aos desenhos da primeira infância e associa a fragilidade de uma flor a de uma criança. Desde então, a flor amarela passou a ser o principal símbolo da campanha.
Segundo a Secretária de Educação, Patrícia Sanchez, “buscamos dar visibilidade ao tema, fazendo com que a sociedade se mantenha informada sobre esse assunto e participe da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, explicou.