Jornal da Cidade

Paraná vai receber investimentos para construção de duas usinas de energia solar

O empreendimento irá gerar 5 megawatts no horário de pico e serão construídos e operados pela Sun Mobi e vai atender 183 municípios do Paraná, no sistema de geração remota para pequenos e médios negócios. A Sun Mobi é pioneira no serviço de assinatura de energia solar no país a partir de usinas de geração remota. Os empreendimentos serão construídos em Assaí e Palotina.

            Com inauguração prevista para o mês de julho deste ano, o plano pretende democratizar ainda mais o acesso à tecnologia fotovoltaica, dentro da área de concessão da Copel, incluindo Londrina, Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel, ajudando a reduzir o gasto com eletricidade, de forma sustentável e eficiente.

            As novas usinas fornecerão energia limpa e renovável para edificações de todos os portes, entre casas, apartamentos, imóveis alugados, comércios e indústrias. A proposta é garantir, sem investimento do consumidor, eletricidade verde e barata para cliente que não podem ou não pretendem instalar painéis solares nos locais, com foto especial em pequenos negócios, como restaurantes, padarias, condomínios e demais empresas de comércio e serviços, além de consumidores residenciais. Não há necessidade de investimento pelo consumidor e a adesão será facilitada.

            Os consumidores têm alívio na conta de luz e não estarão sujeitos às bandeiras tarifárias nas contas de energia. Além dos benefícios econômicos, a construção das novas usinas trará ganhos ambientais para a região. Num horizonte de operação de 30 anos, serão gerados cerca de 1.000 quilowatts hora.