As diárias continuam
A Prefeitura de Primeiro de Maio tem batido constantes recordes na concessão de diárias aos funcionários, principalmente cargos de confiança e “convidados”.
A indignação é sobre o excesso de diárias, enquanto faltam recursos para os distritos, que enfrentam dificuldades na área da saúde. Investimentos que poderiam amenizar o sofrimento do povo. O Jornal da Cidade foi verificar no Portal da Transparência e, realmente, a população tem motivos para se indignar. Somente este ano, até agora, foram mais de 77 mil reais gastos em diárias, cujos motivos, alguns muito vagos, poderiam ser melhor aplicados.
Curitiba é o destino preferido dos viajantes, embora tenham vários outros locais empenhados. Tem viagens para Faxinal, Mauá da Serra, Porecatu, Pontal do Paraná, Cornélio Procópio, Cafeara, Jandaia do Sul, Astorga, Rio Brilhante, Foz do Iguaçu, Jaguapitã, Maringá, Nova Andradina, Rolândia, Londrina, Bela Vista do Paraíso, Marília, Sertanópolis, São Paulo, entre outros. Ao todo, 110 diárias foram concedidas em seis meses. Uma média de mais de 18 diárias por mês. Ou seja, os funcionários da Prefeitura, principalmente os cargos de confiança, passaram mais da metade do mês viajando. Dá mais de R$ 430, por dia!!!
Dificilmente os funcionários vão sozinhos nas viagens. Geralmente são duas pessoas ou mais em cada “translado”. Neste cálculo não estão inclusos outros anos. São apenas os seis meses de 2023. Você acha correto isso?
A lista completa de diárias pode ser conferida no Portal da Transparência. Por serem dados públicos, podem ser acessados por qualquer um.