Sertaneja

Aluna de Sertaneja vai conhecer o Canadá

Embarcando para o Canada a aluna Maria Antônia de Sertaneja vai conhecer Winnipeg no Canada através do programa Ganhando o Mundo do Governo do Estado, e hoje esteve com a diretora de Turismo Andrea conversando sobre a oportunidade de morar em outro país e a vivência de falar outro idioma. Aproveitando para levar um material em inglês sobre o município.
Morar em outro país é uma experiência incrível. Os motivos são vários: a começar pelo desafio de sair da zona de conforto, tendo de se adaptar a uma vida diferente daquilo que se estava acostumado. Naturalmente, tomar esta decisão envolve uma série de fatores, como a definição do objetivo, o período que se pretende ficar fora e também o destino.
“Um grande passo para o futuro e para o currículo “esse é o maior tesouro que os estudantes selecionados para o programa de intercambio do governo do estado do Paraná: Ganhando o Mundo irão trazer em suas bagagens.
Ganhando o Mundo é o programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.
Os estudantes vão morar e estudar em diversos países com apoio do programa do Governo do Paraná de incentivo ao aprimoramento da formação acadêmica e profissional, em especial no domínio da língua estrangeira.
Missão no Retorno
Assim que retornar ao Brasil após a realização do intercâmbio, o estudante vai precisar concluir as atividades dos componentes/área da Matriz Curricular do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná que não constam do currículo estudado no país de destino, como complementação curricular, caso seja necessário.
Além disso, vai se tornar um embaixador do Programa Ganhando o Mundo, relatando a experiência no intercâmbio por meio de apresentações, palestras e outras atividades programadas, quando convocado pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE’s) e pela Seed-PR, até a conclusão do Ensino Médio.
Ao mesmo tempo irá desenvolver projeto com temática relacionada a aulas de idiomas, cidadania, meio ambiente, diferenças e similaridades socioculturais, temáticas culturais, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações, inovação científica e tecnológica, educação financeira e outros temas relevantes acordados com a escola, com vistas a compartilhar e difundir aspectos da experiência vivenciada.
Em Sertaneja, a aluna Maria Antônia embarca no dia 01 de fevereiro com destino a cidade de WINNIPEG, no Canadá, e a expectativa é muito grande.
Com apenas 16 anos , a aluna do 2 ano do ensino médio do Colégio Estadual Cecilia Meireles ,vai viver a maior experiência de sua vida ,e pretende mostrar ao mundo seu estado ,o Paraná, e com muito orgulho a sua cidade : SERTANEJA .Quando retornar tem o desejo de cumprir sua missão, trazendo consigo a proficiência de uma segunda língua e muitas aventuras e relatos dessa viagem para compartilhar com colegas ,despertando o desejo nos estudantes de participarem de programas como esse ,dedicando-se cada vez mais nos estudos. Maria Antônia a princípio tem o sonho de ser jornalista, e esses meses no Canada servirão de inspiração para quem sabe a realização de mais um sonho acadêmico.