Sertanópolis

8 anos de maquiagem e bijuterias. Parte XXII: O saneamento insanável

Durante os 8 anos da administração do Sr. Balzanello, o meio ambiente e o saneamento sofreram a duras penas. Diversos diretores passaram pela autarquia de água e esgotos. Muitos confidenciaram que pouco puderam fazer, devido a contenção de despesas com a área. Tide, como todo bom latifundiário, nunca foi muito afeito ao meio ambiente. Para ele, a terra só serve para plantar, plantar e colher, mais e mais.
Esse delírio contra a natureza fez a administração do ex-prefeito pouco investir no saneamento. Não ampliou nem melhorou o sistema de tratamento de esgotos da cidade (dissemos tratamento, não captação), cortou árvores, acabou com as gramas, dando lugar a pavers. E sabem porquê? Para não gastar com a poda. Para economizar, preferia jogar concreto em vários lugares. A avenida é um exemplo.
A estação de esgotos teve o lodo, sem tratamento, ensacado em gigantescos “bags”, que ficaram durante muito tempo ao lado da Estação de Tratamento de Esgotos, correndo o risco de se romperem e toda aquela porcaria se espalhar até o Ribeirão da Taboca, que passa nos fundos do local.
Esgoto a céu aberto correram nos fundos do Lago Tabocó e foi denunciado por este jornalista. Os exames deram o que muitos já sabiam: Água totalmente contaminada, com fezes, animais mortos, resíduos industriais e mais uma série de poluentes.
Levou multa do IAP, na época e foi obrigado fazer a adequação do Aterro Sanitário. Não fez por iniciativa própria. Foi obrigado fazer. Vocês se lembram que a população sofreu muito com a falta d’água na região sul. Devido a enorme pressão popular, somado a uma ajuda do Ministério Público, Tide se viu obrigado construir um reservatório no local. Não fez porque queria. Fez porque foi obrigado.
Durante sua administração, o tratamento de esgotos recebeu o menor investimento entre todas as últimas administrações. Tide é o motosserra de ouro. Se você é favor ao meio ambiente, não vote no motosserra, não eleja quem derruba árvores, quem polui rios, quem destrói a natureza. Pergunte para o seu filho. O que você vai deixar para eles? Não vote no Tide, esse cara não merece fazer o que fez com a natureza. Ah, tá com dó? É puxa saco? Temos provas. Prove o contrário.
Estamos na parte 22 desta saga. Tide é mentiroso, não foi tão bom assim e se torna nesserrário mudar essa política. Vote em qualquer candidato, menos no mentiroso. Se quiser debater, estamos à disposição. Entre em contato através de nossos canais de comunicação, pelo telefone, whatts, facebook ou instagram. A democracia é feita de debates. Venha debater conosco. Vamos provar que Tide é mentiroso, falso, isolado, sem grupo, enganador, traidor, desleal e dissimulado. Ele não. Vote em quem quiser, mas pense bem. Não é porque a cidade precisava naquele momento que ele deva voltar. Veja o caso do Bolsonaro. Não fez nada, não ajudou o pobre, mas estava, no momento certo, na eleição certa.
Tide não.