Polícia apreende caminhões suspeitos em Bela Vista


Uma suposta adulteração de combustíveis está sendo investigada pela Polícia Civil em Bela Vista do Paraíso. A manipulação estaria acontecendo em um terreno fechado, em plena área urbana do município. O local foi alvo de um mandado judicial de busca e apreensão na sexta-feira, dia 29 de novembro, em operação que contou com a participação da Receita Estadual.

O delegado Marcos Rubira acredita que o destino do material seria um posto sem bandeira, que opera no próprio município, uma vez que o gerente desse estabelecimento seria o caseiro do local que foi alvo da operação. Situado no começo da rua Miguel Pereira de Assis, que desce até o conjunto Pedro Batista, o terreno de muros altos e portão fechado tem uma casa e um escritório. No pátio de pedra brita aconteceria a adulteração. “É um negócio meio profissional, não tem muito amadorismo ali, não”, disse Rubira.

No barracão, o combustível era transferido das carretas, em operação que possuía aterramento para que o material não entrasse em combustão, evitando faíscas. A suspeita de adulteração é reforçada pelo que foi encontrado no local. Além de duas carretas, que foram lacradas pela polícia, também foi apreendido um caminhão tanque carregado com um líquido que os investigadores acreditam ser algum tipo de solvente. A certeza só virá após um laudo pericial da ANP (Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Também foram apreendidas bombas, mangueiras, um reservatório de mil litros e um pó alaranjado que serviria para dar cor e cheiro ao produto. Um motorista de uma carreta, que chegava ao local, prestou depoimento e foi liberado. Ninguém foi preso, mas serão investigados.

Agora, os policiais esperam o laudo pericial para aprofundar as investigações, que apuram formação de quadrilha, crime contra a ordem econômica e afronta ao Código de Defesa do Consumidor.

Quando a operação aconteceu, alguns meios de comunicação noticiaram que o produto suspeito seria utilizado num posto em Bela Vista do Paraíso. Proprietários de postos de combustíveis sérios ficaram preocupados com a notícia, pois, da forma que foi colocado, todos os postos seriam suspeitos. Diretores de alguns postos procuraram a nossa reportagem para esclarecer que, “a maioria dos postos de combustíveis de Bela Vista do Paraíso trabalham com produtos de qualidade comprovada e que passam constantemente por fiscalização, em dias e horas aleatórias, sem avisar o posto. Dessa forma, os produtos estão sempre em conformidade com o que determinada a legislação. Nossos clientes podem ficar tranquilos porque não são todos que agem de forma errada”, afirmaram ao Jornal da Cidade.

Participação do correspondente Filipe Muniz

No local estavam dois caminhões tanques e equipamentos de bombeamento. Segundo o delegado, “o negócio era meio profissional, já que a quadrilha dispunha até de aterramento para evitar explosão”.
Os caminhões tanques possuiam até aterramento, para evitar faíscas.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>