Hospital de Primeiro de Maio em fase final de conclusão
O Hospital Municipal de Primeiro de Maio está sendo concluído e a inauguração está prevista para o final deste semestre, entre os meses de junho ou julho, a depender das condições climáticas.
O hospital estava em estado lastimável de conservação e as poucas reformas que foram feitas não resolveram muito. Eram mais pinturas, a troca de uma porta aqui, um conserto acolá. O Centro Cirúrgico estava interditado porque haviam goteiras em seu interior, ficando impossível qualquer procedimento clínico. Foram cerca de oito anos nessa situação crítica. Ao assumir, a nova administração iniciou um intenso trabalho na busca por recursos junto ao Estado e ao Governo Federal. Após viabilizar os recursos, se deu início a um extenso processo burocrático de concorrência pública.
No total, estão sendo investidos cerca de um milhão de reais. Para que a reforma e ampliação fosse possível, antes foi preciso finalizar a UBS Central, localizada ao lado do Hospital. Uma etapa importante a ser vencida. Concluída a obra, uma parte do atendimento do hospital foi transferida provisoriamente para a UBS, tudo para não deixar de atender a população.
As instalações internas do hospital estavam todas deterioradas. As obras tiveram início em maio de 2019. A reforma e ampliação do hospital municipal prevê uma nova recepção, com uma entrada e saída independente para as ambulâncias. O local irá ganhar lavanderia, vestiários para os funcionários, cozinha e refeitório, almoxarifado e um necrotério, que antes não tinha.
Outro importante equipamento que o hospital passará a contar é um moderno gerador elétrico, que será acionado na falta de energia elétrica, evitando assim, qualquer problema para os pacientes que estiverem internados. O estacionamento para os funcionários e ambulâncias será coberto e o local passará a contar com novas unidades hospitalares e leitos para internação. Em toda obra, haverá poços de luz, tornando o ambiente ecologicamente correto e ventilado, com iluminação natural. O posto de enfermagem também está passando por uma reforma completa e o hospital terá ainda uma nova sala de Raio X, farmácia, sala de emergência, sala de inalação, consultórios, triagem, espera do pronto socorro, sala de higienização, sala de drenagem e curativos, esterilização, leitos de observação, enfermaria de isolamento, leitos femininos e masculinos, expurgo, quarto para os médicos plantonistas e novos sanitários tanto para os funcionários quanto para o público, inclusive com PNE.
A parte elétrica já foi concluída e várias salas já estão com os pisos assentados. A fase de acabamento está bem adiantada e faltam apenas a aplicação do paver no estacionamento.
Segundo a diretora do Serviço Municipal de Saúde, Maria Rita Xicareli, “estamos recebendo recursos do Ministério da Saúde, repassados pela Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 598.651,10. O repasse do Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde será de R$ 659.789,91, totalizando mais de 1,2 milhão. Uma obra esperada pela população a muitos anos e que agora está sendo finalizada”, afirmou.
O Engenheiro Civil e Secretário de Obras, Gabriel Galli, disse que o antigo hospital tinha 991,90 m2. Segundo Galli, “a estrutura física do hospital irá ganhar cerca de 400 m2. Após o término da obra, o espaço físico do Hospital Municipal de Primeiro de Maio passará para 1.394,82 m2”, concluiu.