Sertaneja instala botão do pânico e aumenta segurança nas escolas
O município de Sertaneja é um exemplo no que diz respeito à segurança nas escolas. Após os atentados ocorridos no estado de São Paulo e em Santa Catarina, a cidade de Sertaneja saiu na frente e tratou de aumentar a segurança dos alunos do município.
Além das câmeras de monitoramento, operadas por uma empresa local (Águia Power), agora as escolas contam com o famoso botão do pânico. O botão do pânico é uma iniciativa para fortalecer a rede de proteção coletiva dos alunos, professores e funcionários das escolas. O dispositivo ficará disponível via aplicativo (pelo celular), através de controles remotos espalhados para cinco pessoas em cada escola, como professoras, diretoras, coordenadoras e auxiliar de serviços gerais.
Quando o botão é acionado seja pelo aplicativo ou controle remoto, um aviso é informado diretamente no celular da Polícia Militar e na central de monitoramento, que é recebido por um técnico de segurança. Os dispositivos ficam disponíveis para várias pessoas da escola e tem comunicação instantânea com as forças de segurança, que, em casos de ameaça dão prioridade total.
A diretora de Educação, Josiane Maganha, elogiou a atitude do Prefeito Jamison Donizete. Segundo ela, “nossos alunos agora contam com total segurança, seja através de câmeras de monitoramento, seja com o botão do pânico. Esperamos não haver necessidade de usar, pois Sertaneja é uma cidade calma, pacata e vamos torcer para que nada aconteça. Porém, sempre é bom prevenir”, afirmou.
Sertaneja é uma das primeiras cidades da região a instalar vários equipamentos para garantir a segurança dos alunos, seja na cidade, como também no Distrito de Paranagi. As escolas que receberam os equipamentos foram o CMEI Luzenira Pereira de Godoy e a Escola Municipal Ana Nery, ambas em Paranagi. As escolas municipais Prefeito Luiz Valério e Antônio Stellato, a escola conveniada da Apae e os CMEIs Primavera e Maria Montessori.