Sertaneja

Pacientes terão mais conforto para tratamento de hemodiálise

                Os pacientes de Sertaneja que necessitam de tratamento de hemodiálise em Cornélio Procópio, enfrentam, quase diariamente, um trajeto de mais de 50 quilômetros, regularmente. O tratamento, além de exaustivo, causa fadiga aos pacientes.

                Pensando no conforto e para minimizar os efeitos do tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde de Sertaneja entregou, em meados de julho, um moderno ônibus para transportar com maior segurança e conforto, o trajeto que é feito três vezes por semana (segunda, quarta e sexta).

                O investimento chega a cerca de R$ 385 mil, com recursos próprios do município. O Prefeito Jamison Donizete explica que este era um anseio da população a muito tempo. “É importante podermos oferecer um maior conforto e segurança para essas pessoas que necessitam deste tipo de atendimento, fundamental para a melhoria da qualidade de vida”, destacou o prefeito Jamison.

                A hemodiálise é um procedimento médico que filtra e limpa o sangue, fazendo o trabalho que os rins já não conseguem executar. O procedimento retirar do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como excesso de sal e líquidos.

                A Secretária Municipal de Saúde, Silvana Pirolo Germanos Villa, explicou que um fator importante realizado pela administração de Sertaneja é compreender emocionalmente as pessoas. “Elas ficam até quatro horas na máquina. É cansativo e estressante. Nos colocamos no lugar dessas pessoas e procuramos reduzir essa dor, dando atenção e conforto para o tratamento”, frisou a Silvana Villa, Secretária Municipal de Saúde.

Mais uma conquista para o povo de sertaneja