Sertaneja inicia construção de mini-mercado municipal
Foi iniciado na semana passada, a construção do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, uma espécie de mercado municipal, que será localizado nas esquinas das ruas Sete de Setembro com Barão do Rio Branco. Atualmente, os pequenos agricultores comercializam seus produtos aos sábados na “Feira do Produtor”, que acontece na Praça Central.
A partir do final da obra, os agricultores poderão vender suas produções todos os dias da semana, chova ou faça sol, diretamente para o consumidor, num ambiente especialmente construído para essa finalidade, com localização privilegiada.
Os recursos são provenientes de um projeto do Governo do Estado, através do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que atendeu um pedido do Deputado Federal Sandro Alex e do Deputado Estadual Luiz Cláudio Romanelli. Inicialmente serão disponibilizados 8 boxes, que poderão ser ampliados futuramente, uma vez que o terreno proporciona esse aumento. Segundo o Secretário de Administração, Edson Lopes de Souza, “Adquirimos o terreno justamente para isso. O Centro da Comercialização da Agricultura Familiar possui localização privilegiada e a Prefeitura entrará com uma pequena contrapartida de cerca de 5% do total da obra. Será um marco da atual administração”, afirmou.
Além dos boxes, o barracão contará com banheiros masculino e feminino, banheiro com acessibilidade, uma cozinha industrial, estacionamento fácil, local para entrada e saída de caminhões para abastecimento dos expositores e um pé direito duplo, com cerca de 6 metros de altura. Assim, se o produtor necessitar, poderá instalar um mezanino para servir de depósito, sobre o seu box
O investimento chega a mais de um milhão de reais e terá prazo de conclusão de 300 dias. O barracão com cerca de 400 m2 está sendo construído numa área com 2.000 m2, o que permite ampliações. Segundo o engenheiro José Gonçalves Neto, “o projeto foi pensado para proporcionar conforto aos agricultores e tranquilidade aos consumidores. Serão instalações modernas, completas, com pé direito alto e a possibilidade de ampliação, pois o terreno permite”, completou.
O Prefeito Jamison Donizete lembrou que esse era um projeto antigo. “Desde que assumimos, essa obra era um sonho. Somente agora estamos conseguindo realizar, pois haviam outras prioridades. Sertaneja estava com muitos problemas e precisava de outras obras, mais urgentes, como habitação, conservação de ruas, melhorias na frota municipal e outros investimentos. Este complexo, uma espécie de minimercado da agricultura familiar, também servirá para atender o Hard Rock Hotel Ilha do Sol. Ao contrário da firma ir até o Ceasa em Londrina ou em Cornélio, estaremos aptos a fornecer aqui em Sertaneja, produtos da agricultura familiar, fresquinhos, com excelente qualidade e o principal, a uma distância muito menor. Além de atender o complexo hoteleiro, existem inúmeros outros condomínios às margens da represa. A população também terá um lugar agradável, novo e moderno para fazer suas compras de hortifrúti e produtos da agricultura familiar, gerando empregos e renda”, observou.