Vereadores aumentam o próprio salário
Os vereadores de Prado Ferreira aumentaram os próprios salários em mais de 40% através de uma lei, de Nº 608/2024, de 19 de dezembro de 2023, aprovada no apagar das luzes nas últimas semanas para o recesso parlamentar.
Os subsídios (salários) dos vereadores passaram de R$ 3.200, para R$ 4.500, numa pancada de 40,62% Enquanto a inflação ficou abaixo de 5% e o salário mínimo foi corrigido em 7,7%, os vereadores de Prado Ferreira não deixaram por menos e aplicaram mais de 40% de aumento no próprio salário. A lei foi sancionada pela Prefeita Maria Edna de Andrade e vai ser incorporada aos subsídios na próxima legislatura, em 2025. A prefeita, vice e secretários também tiveram aumento, que, segundo justificativa na propositura da lei, seria para “corrigir a inflação acumulada desde 2017. Muitos vereadores apostam que vão voltar à Câmara no próximo mandato, já que este ano acontecem as eleições municipais.
A população deveria mostrar sua indignação, não elegendo nenhum dos vereadores que votaram a favor do próprio aumento e também para a Prefeita. Votaram pelo aumento os vereadores Álvaro Gonçalves da Rocha (Gordo), Antônia dos Santos (Toninha), Gabriel Henrique dos Santos Silva (Gabriel do Zinho), Geovani Ribeiro de Oliveira (Gordinho do Bar) e Isaú Maria de Souza. Votaram contra os vereadores Deivid Sirqueira Couto, José Martins da Silva Filho (Roque) e Wagner Henrique Vilas Boas. A vereadora Michele Camileti dos Reis, presidente da Câmara, só vota em caso de empate. Portanto, o placar pelo aumento, ficou em 5 x 3
Além do aumento dos vereadores, também foram reajustadas as diárias para Brasília, mais conhecida como ilha da fantasia, para todos os vereadores e servidores do Legislativo e para o Executivo Municipal.
Em Prado Ferreira, os vereadores deram para si, um aumento de mais de 40% para si próprios.
Apenas 3 votaram contra o aumento abusivo.
Em Jaguapitã, recentemente, os vereadores criaram um 13º salário e abriram mais duas novas vagas para eles próprios. Novamente, apenas 3 votaram contra.