Alvorada do Sul

Alvorada do Sul é sede do Giro Técnico da Soja

Foi realizado, no último dia 10 de dezembro, em Alvorada do Sul, o Giro Técnico da Soja, promovido pelo IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), Iapar e Emater, além da Embrapa Soja. O objetivo é promover uma discussão entre os extensionistas, pesquisadores e produtores rurais, sobre os resultados das boas práticas agrícolas e como essas tecnologias podem ser adotadas na propriedade rural.

O encontro aconteceu no Sitio Santa Zoé, de propriedade de José Maria Romero, com a adoção de todas as medidas protetivas da saúde, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. Esses encontros vêm sendo promovidos em vários municípios do Paraná, em propriedades que são unidades de referência na aplicação do MIP (Manejo Integrado de Pragas) e do MID (Manejo Integrado de Doenças), da FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio) e do Manejo de Solos e Águas.

De acordo com o extensionista do IDR Reinaldo Neris dos Santos, “o programa visa diversas boas práticas agrícolas, entre elas a melhoria da qualidade do plantio direto e a redução da deriva de agrotóxicos. O objetivo é aumentar o número de agricultores que adotem essas práticas, para reduzir os custos da produção. É mais dinheiro no bolso, principalmente neste ano difícil, com insumos caros, baseados na valorização do dólar. Além disso, o meio ambiente agradece”, afirmou.

Nas áreas monitoradas pelo programa, houve uma redução de 50% da quantidade de inseticidas aplicados. Em relação aos fungicidas, a redução em torno de 36% na quantidade aplicada na cultura de soja. Também foram discutidos o uso de inoculantes, que aumentam a produtividade nas áreas que fazem a adoção dessa técnica, misturando esses inoculantes à semente. Em Alvorada do Sul, houve um aumento de cerca de 9% da produtividade, com custo baixíssimo.

Além do IDR, também são parceiros o Sindicato Rural e a Prefeitura de Alvorada do Sul. Cerca de 90 pessoas participaram do evento.

O Giro Técnico da Soja vem ocorrendo em vários municípios do Paraná. Desta vez, foi realizado em Alvorada do Sul, cidade referência no plantio de soja da região.
Cerca de 90 produtores rurais foram conhecer as novas técnicas para melhoria da produtividade da soja.