Alvorada do Sul é sede do Giro Técnico da Soja
Foi realizado, no último dia 10 de dezembro, em Alvorada do Sul, o Giro Técnico da Soja, promovido pelo IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), Iapar e Emater, além da Embrapa Soja. O objetivo é promover uma discussão entre os extensionistas, pesquisadores e produtores rurais, sobre os resultados das boas práticas agrícolas e como essas tecnologias podem ser adotadas na propriedade rural.
O encontro aconteceu no Sitio Santa Zoé, de propriedade de José Maria Romero, com a adoção de todas as medidas protetivas da saúde, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. Esses encontros vêm sendo promovidos em vários municípios do Paraná, em propriedades que são unidades de referência na aplicação do MIP (Manejo Integrado de Pragas) e do MID (Manejo Integrado de Doenças), da FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio) e do Manejo de Solos e Águas.
De acordo com o extensionista do IDR Reinaldo Neris dos Santos, “o programa visa diversas boas práticas agrícolas, entre elas a melhoria da qualidade do plantio direto e a redução da deriva de agrotóxicos. O objetivo é aumentar o número de agricultores que adotem essas práticas, para reduzir os custos da produção. É mais dinheiro no bolso, principalmente neste ano difícil, com insumos caros, baseados na valorização do dólar. Além disso, o meio ambiente agradece”, afirmou.
Nas áreas monitoradas pelo programa, houve uma redução de 50% da quantidade de inseticidas aplicados. Em relação aos fungicidas, a redução em torno de 36% na quantidade aplicada na cultura de soja. Também foram discutidos o uso de inoculantes, que aumentam a produtividade nas áreas que fazem a adoção dessa técnica, misturando esses inoculantes à semente. Em Alvorada do Sul, houve um aumento de cerca de 9% da produtividade, com custo baixíssimo.
Além do IDR, também são parceiros o Sindicato Rural e a Prefeitura de Alvorada do Sul. Cerca de 90 pessoas participaram do evento.