Alvorada do Sul

Secretarias criam rede de proteção em Alvorada

As Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde de Alvorada do Sul se uniram para a criação e conscientização da importância de uma rede de proteção bem articulado, além de apresentar o trabalho realizado no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

A capacitação da Secretaria de Assistência Social sobre o serviço do CREAS, incluindo o funcionamento da rede de proteção e violência foi ministrado para funcionários das três secretarias: Assistência Social, Educação e Saúde, uma vez que cada uma terá uma função específica dentro do programa.

A capacitação ocorreu no último dia 28 de fevereiro, no Centro Cultural Manoel Palma Cano, com cerca de oito horas de carga horária. O evento contou com a participação das três secretarias e a Assistente Social Adriana Santos abordou temas como os desafios da intersetorialidade dentro do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Segundo ela, “enquanto agentes de proteção, são necessários termos conhecimentos acerca das políticas ofertadas para a população. Outros temas discutidos foram: A violência, a violência dos direitos humanos, o trabalho dos conselheiros tutelares, a escuta especializada, a diferença entre proteção social básica, ofertada pelo CRAS, que tem caráter protetivo, preventivo e proativo, agregando atividades do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família e proteção especial, ofertada pelo CREAS, que promove as ações do PAEFI – Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos. Foi esclarecido ainda sobre o papel de cada secretaria no projeto, enfatizando a importância do trabalho em conjunto, de maneira articulada, com a finalidade de estabelecer um bom fluxo para melhor atender a população.

Palestra com a Assistente Social Adriana Santos com os desafios da intersetorialidade dentro do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
Participaram do evento as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde de Alvorada do Sul, para ação conjunta.

Deixe um comentário