Alvorada tem a melhor avaliação. Porecatu recebe nota crítica em ranking
O município de Alvorada do Sul recebeu a melhor nota no índice Firjan de Gestão Fiscal, ficando em 9º lugar entre os 399 municípios do Paraná. A cidade, exemplo de administração, mesmo sem receber valores significativos de FPM e ICMs, possui sua base na agricultura e no turismo, com uma quantidade fantástica de chácaras de lazer. A cidade possui mais terrenos à beira da represa, que no perímetro urbano. Isso demanda um trabalho dobrado da Prefeitura Municipal, já que os arredores da cidade também precisam de cuidados. Pela excelente administração, Alvorada do Sul recebeu a nota mais alta na região, um exemplo de gestão fiscal.
Já o município de Porecatu recebeu nota de situação crítica no IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal, divulgado anualmente. O índice analisa a situação fiscal de cada dos municípios brasileiros, através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. Os dados apresentados são de 2022, pois é necessário o fechamento do ano fiscal para possa serem computados os dados.
O Jornal da Cidade apresenta os dados dos 12 municípios de sua área de atuação, como forma de apresentar aos nossos leitores como anda o seu município. A cidade de Jataizinho não apresentou os dados em 2022 e reproduzimos aqui os dados de 2021. Uma pena ou seria uma falta de organização?
A Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, reúne vários institutos sérios, como o Senai, Sesi, IEL e CIRJ. É mais uma ferramenta para medir a situação do seu município. Em nossa região, a decepção ficou por conta do município de Porecatu. Já a cidade de Alvorada do Sul conseguiu a 9ª colocação no Estado do Paraná, uma excelência em Gestão Fiscal.
A administração pública de Alvorada do Sul (Leia-se Marcos Voltarelli – Pinduca, e sua equipe) estão de parabéns. A frente de muitas outras cidades maiores do Estado do Paraná. Confira o ranking:
Alvorada foi a melhor colocada da região, ficando em 9º lugar entre os 399 municípios do Estado. Porecatu foi a decepção.