Frigorífico de Tilápia em Alvorada do Sul comemora um ano de funcionamento
No último dia 23 de outubro, a Cocari – Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari, inaugurou a sua unidade de frigorífico de tilápia em Alvorada do Sul. A inauguração contou com a importante presença do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, tamanho era a importância do empreendimento. Após um ano abatendo peixes, o evento foi comemorado pela equipe de funcionários e diretores da unidade de beneficiamento.
A Prefeitura de Alvorada do Sul foi de fundamental importância na realização do empreendimento. As melhorias não param e agora está sendo construída uma pista de ciclismo, com cerca de 4,5 km ligando a cidade à unidade de beneficiamento de tilápias.
Vários produtores rurais aderiram à nova modalidade, através de tanques redes ou tanques escavados. Para marcar a data, o Secretário Geral, José Luis Voltarelli compareceu à comemoração e levou o abraço do Prefeito Marcos Pinduca, idealizador do projeto. Segundo José Voltarelli, “a importância do frigorífico de tilápia para o município é fato. Estamos gerando empregos e renda e vai ficar ainda melhor depois que estiver em pleno funcionamento. O potencial é enorme, mas precisamos de mais produtores e mão de obra, que está muito difícil. Quando conseguirmos alinhar todos esses detalhes vai ser um grande passo do município na geração de emprego e renda”, observou.
O projeto de integração à piscicultura através da Cocari, consiste na engorda, abate e comercialização dos filés de tilápia, a parte nobre do peixe. Porém, nada é perdido. As vísceras e a carcaça é comercializado para a produção de ração para gatos. A pele é utilizada na produção de produtos de couro. Nada se perde. A Cocari ainda oferece ao cooperado uma forma de diversificação de renda.
Os requisitos necessários para participar do projeto incluem área propícia para a construção de tanques escavados, vazão de água, energia elétrica e estrada de acesso em boas condições. A propriedade também deve estar dentro de um raio de abrangência da fábrica de rações ou da unidade de beneficiamento de pescado, em Alvorada do Sul.
A Cocari oferece alevinos para engorda, ração, assistência técnica e abate. O produtor entra com a infraestrutura para a atividade, equipamentos, mão de obra e insumos.
Funcionários comemoraram a data, com direito a bolo e parabéns. Ao lado, Patrick Ferreira, técnico de segurança do trabalho, Paula Sturmer, gerente de piscicultura, Ariele Yoshioka, assistente administrativo, Fernando Sepulveda, superintendente industrial, José Luís Voltarelli – Secretário geral do município de Alvorada do Sul e Vinícius Feitosa, supervisor de produção cortam o bolo.