Vacina contra Dengue

Está iniciada a campanha de vacinação contra a dengue no Paraná. Nesta etapa, será oferecida a terceira dose da vacina para quem já tomou a primeira e a segunda em etapas anteriores. Os 30 municípios e o público-alvo da campanha se mantêm, totalizando quase 110 mil pessoas a serem vacinadas até 28 de abril, quando finaliza a campanha.

Devem ser imunizadas as pessoas com idade entre 15 e 27 anos. A vacinação será realizada nas unidades de saúde de cada município, ou caso sejam eleitos novos locais, a Secretária de Saúde do seu município divulgará os locais de vacinação para população.Não será realizado vacinação para quem nunca tomou a vacina anteriormente.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação, se houver.

A vacina é tetravalente (protege contra os 4 sorotipos do vírus da dengue) e tem como esquema 3 doses com intervalo entre as doses de 6 meses.

A vacina mostrou-se pouco reatogênica (poucos casos de reações após a vacinação), tendo principalmente como reações a dor e edema (inchaço) no local da aplicação, e em alguns casos febre leve e dores no corpo de curta duração.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *