Dengue

Vacina contra a Dengue já está disponível em municípios da região

Imunização segue até 31 de março nas três Unidades Básicas de Saúde; Deverão ser vacinadas pessoas entre 15 e 27 anos

Por: Núcleo de Comunicação, com informações da Agência Estadual de Notícias

Começou na última sexta-feira (3), em 30 municípios do Paraná, a segunda etapa de vacinação contra a dengue.

O objetivo é reforçar o esquema vacinal das mais de 200 mil pessoas já imunizadas na primeira etapa da campanha, realizada entre agosto e setembro de 2016.

Com um investimento de mais de R$ 75 milhões, o Paraná se tornou o primeiro Estado das Américas a oferecer a vacina de forma gratuita à população.

Na região atendida pelo Jornal da Cidade, os municípios de Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Jataizinho e Porecatu receberão as doses que serão distribuídas até o dia 31 de março, em algumas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

A vacina estará disponível para pessoas com idade entre 15 e 27 anos, e é contra-indicada apenas para gestantes, mulheres que amamentam e imunodeprimidos.

VACINA

Para garantir a efetividade da vacina são necessárias três doses, com seis meses de intervalo entre elas. A segunda dose vai reforçar a primeira e, com a terceira dose, será garantida a resposta imunológica adequada.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, os 30 municípios contemplados com a vacina concentraram 80% dos casos de dengue registrados em todo o Paraná, entre agosto de 2015 e julho de 2016.

A vacina é eficaz contra todos os quatro tipos de dengue e reduz em 93% os casos graves da doença, aqueles que levam ao óbito.

 

Confira na integra na Edição de Março/2017