Carreata da Alegria diminui saudade e reforça os laços entre escola e alunos em Florestópolis
Em um período tão difícil, em que se vive o distanciamento social, causado pela Covid-19, foi preciso se readequar, passando a atender estudantes à distância, porém, visto a necessidade de uma estratégia pedagógica diferente e com o objetivo de realçar os ânimos e intuito de aproximar Escola/Aluno, a Coordenação Pedagógica da SME – Secretaria Municipal de Educação de Florestópolis, desenvolveu o projeto: “Carreata da Alegria”. Projeto esse, que se tornou possível, pela pronta colaboração e empenho de todos os professores e profissionais da educação, além dos voluntários da comunidade.
Dessa forma, no dia 04/10/2020, foi realizada em Florestópolis-PR, uma carreata promovida pela SME, que envolveu toda Rede de Educação, CAIAC (Centro de Atendimento Integrado ao Adolescente e a Criança) e a Cozinha Central, instituições que compõem a rede municipal de educação.
A carreata passou por vários bairros e pelo centro da cidade. Os carros foram decorados com bexigas e cartazes, professores trajados de personagens de contos infantis, e não poderia faltar pessoas caracterizadas com roupas da fanfarra da cidade, e tudo isso embalado ao som de músicas que envolveram os corações de todos, em um misto de emoção e saudade. Foram seguidas todas as orientações de segurança, propostas pela OMS, a fim de garantir a segurança dos participantes.
“Foi maravilhoso, perceber como nossos alunos, pais e professores, entenderam o momento, e puderam aproveitar para, de fato, aliviar a saudade. Emocionante demais, perceber que a educação, está além dos muros da escola”, relataram os coordenadores do evento.
O momento também homenageou a Rede de Ensino de Florestópolis, pelo considerável desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Superando o indicativo proposto pelo MEC de 6,0 e atingindo a nota 6.4. Resultado do trabalho conjunto de todos os profissionais da educação do município, nos últimos anos.
O evento, que contou ainda com o apoio da Polícia Militar, terminou de forma muito especial, com uma benção, feita pelo Pároco Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos. A comunidade escolar e municipal, viveram momentos de emoção e alegria, sentimentos que trouxeram força e confiança, para continuar esse momento difícil, e que depois, será superado e os sentimentos continuarão vivos no dia a dia da escola.