Projeto CRAS em CASA é inovação em Alvorada do Sul

Não há dúvida que a equipe do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Alvorada do Sul é dinâmica e criativa. Desta vez, criaram um novo projeto que comprova a eficiência e criatividade da equipe.

Neste período de pandemia, onde todos tiveram que se adaptar à forma de convívio e trabalho, a equipe do CRAS de Alvorada do Sul, através de metodologias de trabalho com forma remota e respeitando os protocolos de segurança, orientados pela Saúde Municipal, está trabalhando num novo projeto com objetivo de levar as atividades até as casas das famílias que são acompanhadas nos grupos do PAIF – Proteção e Atenção Integral à Família – dando continuidade ao acompanhamento que já estava sendo realizado.

O PAIF tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. É um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de uma família.

O Projeto CRAS em CASA é voltado para a continuidade dos trabalhos iniciados no ano de 2020, mas tendo em vista a suspenção das atividades coletivas, de uma forma diferente, os kits serão enviados e foram pensados principalmente considerando a temática que podemos trabalhar dentro da Política de Assistência Social. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promovendo a escuta e troca de vivências.

Segundo a técnica de Referência do CRAS e Assistente Social responsável pelo projeto, Dalila Silva, “a proposta de trabalho é direcionada para as cerca de 35 famílias acompanhadas pelo PAIF e está sendo realizado com a seguinte programação para os meses de outubro e novembro: Em setembro a primeira atividade relacionada à família, foram enviados kits com massa de bolo pronta, ovos e leite”, informou.

A explicação é que a família é como uma receita de bolo. Cada ingrediente é diferente e tem o seu valor. Juntando todos os ingredientes, a massa fica homogênea, ou seja, uma massa bem misturada. Da mesma forma, são as famílias. Cada integrante tem o seu temperamento, seu jeitinho, mas todos são unidos com amor, fé e esperança. Juntos formam uma família unida, pronta para enfrentar qualquer desafio. No CRAS, algumas ações desenvolvidas com as famílias também nos sugere um momento de descontração, pois diante de um árduo trabalho, é possível proporcionar para as famílias atendidas, a oportunidade de troca, entre a equipe técnica e a população usuária. Os serviços e as atividades oferecidas no CRAS sugerem mudanças na relação familiar.

A atividade proposta para o mês de setembro teve como tema a família e trouxe ótimos frutos. Um participante disse: “Em nossa casa nem sempre nos relacionamos muito bem, mas as atividades organizadas pelo CRAS, como a da receita do bolo, nos permitiram uma aproximação ainda maior, pois todos participaram em casa”, disse feliz. Em outubro, a atividade se refere ao Dia do Idoso, comemorado em 01 de outubro. Foram entregues guardanapos feitos pelos próprios alunos do CCI – Centro de Convivência dos Idosos, antes da pandemia, nas aulas de pintura em tecido ministradas pela Profa. Ana Vertuan. Neste mês também retornaram as atividades remotas, através das redes sociais, com a ginástica para mulheres, todas as terças, com a Profa. Juliana Brussolo. Todas podem acompanhar e realizar exercícios físicos no horário que acharem melhor durante a semana. São exercícios de forma simples, utilizando equipamentos que tem em casa, para que consigam se manter ativas e busquem se distrair frente a esse momento de pandemia. Outubro é um mês de festividades em comemoração ao idoso e eles merecem um grande viva por tudo que representam. Tudo que sabemos na vida, devemos a eles. Por isso, devemos celebrar a sua importância frente à sociedade, reforçar seus direitos, valores e saberes.

Mesmo de forma remota os atendimentos às famílias atendidas pelo CRAS de Alvorada do Sul continuam sendo atendidas e participando das atividades planejadas, estimulando a escuta e troca de vivências.
Os kits entregues pelo CRAS para as famílias atendidas, se transformaram em deliciosos bolos e animaram a rotina das crianças participantes do projeto CASA em Alvorada do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.