Alvorada do Sul

Parceria Sicredi e Educação de Alvorada do Sul une escolas

            A Cooperativa de Crédito Sicredi e a Secretaria de Educação de Alvorada do Sul firmaram uma parceria para implantação do Programa “União Faz a Vida”.

            O Programa tem o objetivo de formar cidadãos cooperativos e todas os CMEIs – Centro Municipal de Educação Infantil e Escolas da Rede Municipal de Educação de Alvorada do Sul aderiram ao programa. As escolas elaboraram e desenvolveram projetos que proporcionam a capacidade de colocar em prática os direitos e deveres da cidadania.

            O programa teve início no dia 15 de junho e foi encerrado no último dia 25 de novembro. Segundo os princípios do programa, “a educação cooperativa age de forma a educar as crianças para que elas aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades.

            Toda a comunidade escolar foi envolvida e, partindo de uma pergunta exploratória, condizente com o currículo de cada instituição, professores instigam os alunos a desenvolverem projetos que envolvam a atuação da cidadania em questões históricas, ambientais, geográficas, hábitos saudáveis, entre outros.

            O Programa “União Faz a Força” auxilia no desenvolvimento das crianças como atores e construtores do seu próprio aprendizado para a vida em sociedade. Cerca de 1.000 alunos participam do programa, além de professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino. Com isso, o Sicredi e a Secretaria de Educação, pretendem divulgar os projetos desenvolvidos nas escolas.