Bela Vista realiza Concurso Virtual de Declamação de Poesia

A Divisão de Cultura de Bela Vista do Paraíso promoveu, no mês de outubro, um inusitado concurso de declamação de poesias. Devido a pandemia, o evento foi feito de forma virtual, para garantir o distanciamento social. Destinado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, teve, como principal objetivo promover a arte e incentivar os alunos a prática da leitura e interpretação de texto, revelando novos talentos na arte da declamação de poesias, além de marcar a data comemorativa do Aniversário de Bela Vista do Paraíso.

A ação foi uma forma de manter as atividades dos alunos, incentivando culturalmente, com base na manutenção da proximidade das crianças com o envolvimento cultural, de forma lúdica e com estimulo ao acesso cultural bela-vistense.

Através da poesia, os alunos podem despertar para os sonhos, através do amplo emprego de diversas figuras de linguagem. O concurso foi uma forma de unificar a data comemorativa do aniversário da cidade – Bela Vista comemorou 73 anos no último dia 16 de outubro.

Para participarem, os estudantes deviam enviar sua inscrição, acompanhada de um vídeo gravado através do telefone, que, posteriormente, foram avaliados por uma comissão composta de três profissionais da área. O júri técnico foi composto por Katia Mesquita (formada em artes plásticas e diretora da Apae), Thatiana Serezuella Salvallagio (arquiteta e membro do Rotary Club) e Carla do Prado Machado (formada em letras e excelente currículo na área da educação). As declamações escolhidas foram selecionadas com base nos critérios do regulamento. Todos os alunos receberam um certificado de participação e os três primeiros colocados ganharam prêmios em dinheiro, doados por colaboradores. A Prefeitura não teve nenhum custo na realização deste evento.

Aos pais coube, além do incentivo pela participação, a parte mais difícil: Servir de diretores e cinegrafistas de seus filhos. Uma das mães disse que as gravações foram uma experiência única. “Era um tal de cortar, vai de novo, cachorro latindo, barulho de carros e uma série de contratempos. Toda família se envolveu e participou. O resultado agradou e vamos lembrar para sempre”, sorriu. O concurso teve apoio integral do Departamento de Educação, Cultura e Esportes e contou com o empenho das diretoras e professoras de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, as quais foram lembradas durante a cerimônia de entrega da premiação com agradecimentos estendidos a todas elas.

Os alunos classificados foram:
1º lugar: Eliza Santos Osório – Escola Profa. Dircy dos Santos.
2º lugar: Maria Eduarda Moreira – Escola Profa. Alcenira Ribeiro de Castro.
3º lugar: Ingrid Gabriely Menck Cardoso – Escola Dr. José Marcelino.

Estiveram presentes a diretora do Depto. de Educação, Adenilze Bueno Lara, o Secretário Edson Hipolito, que representou o Prefeito Edson Vieira Brene, que não participou devido as restrições do período eleitoral e a diretora de Cultura, Khênia Rampazzo.
Confira as fotos e os vídeos na íntegra.

Confira seu vídeo de declamação:

1ª Colocada: Eliza Santos Osório (Escola Dircy dos Santos).

2ª Colocada: Maria Eduarda Moreira (Escola Profa. Alcenira Ribeiro de Castro).

Confira seu vídeo de declamação:

3º lugar: Ingrid Gabriely Menck Cardoso (Escola Dr. José Marcelino).

Confira seu vídeo de declamação:

As ganhadoras do concurso, juntamente com as mães e organizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *