Bela Vista do Paraíso

Educação de Bela Vista compartilha conteúdos digitais

Alunos que fazem parte da Rede Municipal de Educação de Bela Vista do Paraíso, passaram a receber, à partir do dia 16 de abril, atividades pedagógicas via whatsapp, durante o período que as aulas presenciais estão suspensas, por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo a diretora do Departamento de Educação, Adenilze Bueno Lara, “este foi o primeiro passo nesse processo, que pode ser adaptado e melhorado durante a realização”, explicou.

Os alunos da rede municipal vão receber atividades que eles já viram e que vão conseguir fazer com mais facilidade neste momento. A intenção não é enviar conteúdos novos para que eles aprendam. Sozinhos em casa, com o auxílio dos pais e responsáveis, as atividades complementares serão utilizadas como um reforço para os alunos, enquanto estão em quarentena.

Segundo Adenilze, “as atividades serão repassadas por meio de grupos de whatsapp, que estão sendo criados dentro de cada escola e por cada turma. As crianças que não podem receber esse conteúdo pelos grupos online poderão retirar as atividades nas escolas, de modo impresso. As instituições estão se organizando e informarão aos pais como será realizada a entrega. O Departamento de Educação está planejando tudo com muito cuidado. A ideia dos grupos é apenas uma primeira medida pensada para aproximar as instituições dos alunos e suas famílias. Estamos preocupados com o vínculo da criança com a escola e precisamos manter um mínimo da rotina escolar que o aluno já tinha. Em nenhum momento queremos transferir para as famílias a função de professor. Apenas desejamos que os adultos que convivem com nossos alunos tenham mais interação”, concluiu.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) está em processo de resolução e preparando um parecer sobre a educação remota. De acordo com a Conselheira do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, “a intenção é que uma primeira versão das normas seja finalizada antes do final do mês, para serem submetidos a consulta pública. Estados, municípios e os conselhos municipais e estaduais estão tendo papel fundamental neste momento, que é inédito para o Brasil e para o mundo. Ninguém sabe o que fazer”, ponderou a conselheira.

Outra questão abordada deverá ser como as escolas irão atuar no retorno dos estudantes às aulas regulares, orientando o tipo de avaliação que deverá ser feita para verificar se o conteúdo foi aprendido ou não pela turma.

O parecer e a resolução servirão como orientações para as redes e como a regulamentação da medida do Governo Federal que autorizou que as escolas tenham este ano menos que os 200 dias letivos, desde que cumpram 800 horas de ensino foi bem aceita pelos sistemas de ensino, embora tenham deixado dúvidas sobre como esse calendário poderá ser cumprido nas diferentes etapas. Os conselhos estaduais e municipais deverão definir a melhor maneira de orientar as regiões em que estão inseridos.

A Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Motta, defendeu que as escolas mantenham contato com as famílias e com os estudantes e que se esforcem para oferecer atividades, mesmo que não tenham a mesma qualidade das atividades presenciais, podendo depois ser necessário repor as aulas. “É uma maneira de minimizar as perdas que teremos, pois não temos dúvida disso”, analisou Motta.